segunda-feira, 15 de junho de 2009

PRAÇA HELIODORO BALBI E O PALACETE PROVINCIAL





Neste final de semana, em um prazeroso passeio com meus filhos ao centro de Manaus, tive a oportunidade de visitar, após período de reforma e restauro, a Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) e o Palacete Provincial.


Após um excelente almoço em um restaurante localizado ao redor da Praça, de máquina fotográfica no pescoço e com espírito de turista em terras alheias, comecei um passeio, pelas calçadas da Praça, caminhando por cada canteiro, cada quiosque, coretos e jardins. Deparo-me com os espelhos d’água cheios de vida, com chafariz “jogando” água para o alto e com um belíssimo jogo de movimentos. Calçadas limpas, plantas podadas, grama aparada e grande equipe de segurança. Tudo como um espaço público contemplativo deve ser.


Me veio a memória a última visita que tinha realizado na mesma praça antes do início da reforma. Camelôs, mato, lixo, calçadas quebradas, coretos históricos danificados, poluição visual, enfim, uma praça deteriorada. Percebi então que algo de melhor havia acontecido naquele espaço público.


Continuando o passeio, chegamos diante ao Palacete Provincial, mais conhecido como Quartel da Polícia Militar, agora totalmente restaurado e com seu uso readequado para funcionar museus e atividades culturais da cidade. Na entrada pessoas receptivas nos conduziram a vários ambientes, demonstrando grande conhecimento de causa. A sala de Memória da Obra inspira qualquer arquiteto e engenheiro, apresentando todas as etapas em imagens que ficarão para a história do Palacete. Visitamos o Café do Pina (mudança radical), a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Numismática Bernardo Ramos, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes, a Cela Memória, a Arena de Artes Newton Aguiar e outros ambientes não menos importantes e cheios de curiosidades.


Sem querer criar polêmica, cheguei a esquecer que estava em Manaus, que é bastante carente de espaços semelhantes e com prestação de serviços similares.


Recomendo o passeio e faço o convite para que todos reservem duas horas para uma visita na Praça Heliodoro Balbi e o seu “novo” Palacete Provincial. Vale a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado