sábado, 26 de novembro de 2011

AEROPORTO INTERNACIONAL DE MANAUS



Informações extraídas do site Portal 2014:
A Infraero deu início na semana passada (16/11), aos trabalhos de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Manaus, o Eduardo Gomes. As obras começam apenas 15 dias após a assinatura do contrato firmado com o consórcio Encalso-Engevix-Kallas, vencedor da licitação.

De acordo com a estatal, a modernização do aeroporto deve ser finalizada até dezembro de 2013. Orçada em R$ 344 milhões, a obra irá aumentar o terminal de passageiros de 43 mil m² para 97,2 mil m². Assim, o Eduardo Gomes estará capacitado para receber até 13,5 milhões de passageiros por ano. Uma adequação do sistema viário também está prevista no pacote de obras.

O início das intervenções, porém, já contabiliza 32 meses de atraso de acordo com o primeiro cronograma da Infraero, segundo o qual a modernização deveria ter sido iniciada em janeiro de 2009. Por outro lado, a conclusão foi adiantada, de acordo com a Infraero, em dois meses - de fevereiro de 2014 para dezembro de 2013.

Agora, o Eduardo Gomes passa a ser apenas o terceiro aeroporto (entre os 13 que servirão a Copa do Mundo) com obras no terminal de passageiros. Galeão (Rio) e Confins (Belo Horizonte) já passam pelo mesmo tipo de intervenção.


FONTE: Portal 2014
FOTO: SITE INFRAERO



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SISTEMAS INTEGRADOS DE TRANSPORTE e BRTs da AMÉRICA LATINA


 

SIBRT apresenta fichas técnicas informativas dos mais modernos sistemas de Transporte Público em ônibus da América Latina.

A Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) apresentarou durante a V Feira Internacional de Transporte Massivo, organizada pela Transmilenio, em Bogotá, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, as fichas técnicas informativas dos mais modernos sistemas de transporte público em ônibus da América Latina.

Estas fichas são o resultado da primeira fase do trabalho da SIBRT na confirmação de um Sistema de Indicadores Benchmarking que busca compartilhar informações sobre as melhores práticas entre as entidades gestoras de Sistemas Integrados de Transporte e BRTs da região.

Atualmente SIBRT congrega os entes gestores de transporte de 18 cidades, de 7 países da América latina. Os associados oferecem serviços a mais de 95 milhões de habitantes, gerenciando mais de 30 mil unidades de transporte público, 20 milhões de passageiros diários e aproximadamente 700 km de corredores exclusivos.

O que são as Fichas Técnicas da SIBRT?

As Fichas Técnicas da SIBRT são uma fotografia dos mais importantes Sistemas Integrados de Transporte e BRTs da América Latina, com enfoque aos corredores troncais que estruturam estes sistemas. Estas fichas apresentam informações básicas, fotografias, ilustrações e mapas, permitindo conhecer melhor os sistemas responsáveis por melhorar a qualidade dos transportes em suas cidades.

Entre as informações apresentadas nas fichas encontramos:

  • -      Dados sobre as cidades onde estão localizados;
  • -      Características de corredores troncais;
  • -      Características de estações de parada;
  • -      Oferta e demanda dos corredores;
  • -      Custos de construção e operação (disponíveis apenas para associados);

Esta informação vai servir como base de dados de estudos para a implantação de novos sistemas BRT na região, os quais são vistos como a solução do futuro para o transporte público urbano na América Latina.

As fichas estão disponíveis em três idiomas, espanhol, inglês e português, na página: www.sibrtonline.org/fichas-tecnicas

O quê é o BRT

BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.

Apesar de o BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:

  • ·       Corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
  • ·       Embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
  • ·       Sistema de pré-pagamento de tarifa;
  • ·       Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
  • ·       Transferência entre rotas sem incidência de custo;
  • ·       Integração modal em estações e terminais;
  • ·       Programação e controle rigorosos da operação;
  • ·       Sinalização e informação ao usuário.

Sobre a SIBRT

Com a finalidade de qualificar, padronizar e disseminar os modelos de Sistemas Integrados de Transporte e BRT (bus rapid transit) 18 das mais influentes agências de transporte urbano da América Latina uniram-se na Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT - SIBRT. Fundada em 15 de abril de 2010, em Curitiba, a Associação é um veículo institucional de comunicação, direta e sistemática, entre os órgãos responsáveis pelos sistemas de BRT e SIT, a fim de solucionar os problemas e desafios comuns. Os membros fundadores incluem representantes de órgãos municipais ligados ao transporte urbano no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Paraguai.

Quais agências, cidades, países participam?

  • -        Brasil: URBS em Curitiba, SPTrans em São Paulo, BHTrans em Belo Horizonte, e CMTC em Goiânia.
  • -        México: Metrobús na Ciudad do México, Macrobús em Guadalajara, e Optibús em León.
  • -        Colômbia: Transmilenio em Bogotá, Megabús em Pereira, Metro Cali/MIO em Cali, Metrolínea em Bucaramanga, e Transmetro em Barranquilla.
  • -        Equador: Metrobus-Q em Quito e Metrovía em Guayaquil.
  • -        Chile: TranSantiago em Santiago.
  • -        Peru: Protransporte, em Lima e Arequipa Bus, em Arequipa.
  • -        Paraguai: Metrobús Pya y Porã, em Assunçãon. 

Saiba mais: www.sibrtonline.org


FONTE: SIBRT



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook




terça-feira, 22 de novembro de 2011

BID REALIZA EM MANAUS SEMINÁRIO DE REASSENTAMENTO INVOLUNTÁRIO


Começou no dia de ontem, 21/11, o Seminário “A Experiência dos Projetos Urbanos Financiados pelo BID em Ações de Reassentamento Involuntário – Segunda Oficina de Trabalho-2011, evento de iniciativa da Unidade de Salvaguardas Ambientais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, D.C. e a sua Representação em Brasília, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas. O seminário está sendo realizado no Salão de Eventos Rio Solimões, ao lado do Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro de Manaus/Amazonas. O Seminário encerra amanhã, 23/11, com a visita ao Programa PROSAMIM de Manaus.

A realização deste Seminário tem o fito de estimular o debate a respeito dos impactos decorrentes dos Programas de Reassentamento Involuntário na vida de uma comunidade. Este interesse emerge do recrudescimento de investimentos em Políticas de Infraestrutura, afinal são grandes obras, que envolvem grandes grupos populacionais e implicam em repercussões importantes, devendo ser analisadas não por um único viés, uma vez que se caracterizam por sua multidisciplinaridade.

O Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus – PROURBIS, da Prefeitura de Manaus e que conta com o apoio financeiro do BID, participa do Seminário a convite do BID, inclusive com a exposição da palestra “Os Critérios de Elegibilidade e Mecanismos de Compensação do Programa PROURBIS de Manaus”, proferida pela Assistente Social Ana Cristina Loureiro Fernandes.

A Primeira Oficina foi realizada em Dezembro de 2010, na Cidade de São Paulo, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, experiências e lições aprendidas com a elaboração, implementação e acompanhamento das ações e planos de reassentamentos involuntários já realizados ou em andamento no Brasil, no contexto de operações financiadas pelo BID.

Na Oficina de Manaus, serão desenvolvidos quatro painéis: Regularização Fundiária, Elegibilidade e Compensações, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local e, Conciliação entre Políticas de Reassentamento (Política Nacional de Habitação e Políticas Operativas das Agências Multilaterais). Participam do Seminários vários gestores de projetos, de vários Estados Brasileiros, todos financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.


 Unidade Habitacional do PROURBIS, para Reassentamento Involuntário.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIRETORIA DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ESTADO DO AMAZONAS - CAU/AM.

RODRIGO CAPELATO

MARCELO DE BORBOREMA CORREIA

JAIME KUCK

ANTÔNIO ROBERTO MOITA MACHADO

ANA LUIZA SOUTO LOUREIRO DE CASTRO

BRUNA SANTANA ARRUDA

MARCOS PAULO CERETO

CRISTIANE REGINA DE MELO SOTTOMAYOR FERNANDES

PAULO ROBERTO AGUIAR DE LINDENBERG

CLAUDIO BRANDÃO NINA

DANIEL MONTENEGRO ALFAIA

MELISSA ALVES DE TOLEDO

MAURICIO ROCHA CARVALHO

JOSÉ AUGUSTO BESSA JÚNIOR

HERALDO COSTA DOS REIS

HELDER ALEXANDRE AMORIM PEREIRA

PEDRO PAULO BARBOSA CORDEIRO


FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES FERNANDES 


A Diplomação dos Conselheiros Eleitos para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Amazonas - CAU/AM ocorreu no dia 11 de Novembro de 2011, às 19:00h, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Amazonas.

Os arquitetos e urbanistas GERALDO JORGE TUPINANBÁ DO VALLE e CLAUDIA ELISABETH NERLING, ausentes no momento, foram diplomados em momento posterior.


Foto: Assessoria Comunicação CREA/AM.