segunda-feira, 14 de junho de 2010

TRAVESSIA MANAUS/IRANDUBA


Terminal Hidroviário, no bairro de São Raimundo.

A travessia de balsa entre os municípios de Manaus e Iranduba, realizada na orla do rio Negro, no bairro de São Raimundo, há muito tempo é o único meio disponível para a travessia entre a capital amazonense e as cidades de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Com um trajeto que dura cerca de 50 minutos (em dias normais) é possível realizar um passeio pelo rio Negro, desfrutando da paisagem da orla de Manaus e de Cacau Pireira, já no município de Iranduba.


Com infraestrutura refeita pelo Governo Estadual, a saída de Manaus se dar pela Estação Hidroviária do Porto de São Raimundo, complexo construído para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e veículos que realizam essa travessia. Como foi uma obra que custou a sair do pensamento e se concretizar em projeto para posterior construção, a Estação Hidroviária recém inaugurada deverá ter seu uso reformulado após a entrega da Ponte Manaus/Iranduba, que está com previsão de conclusão e entrega ainda neste ano de 2010.



Travessia de Voadeira.

Durante a travessia, que se dar por meio de grandes balsas metálicas com capacidade para dezenas de veículos, é possível visualizar a orla da cidade de Manaus nos trechos do bairro São Raimundo e Compensa, a própria construção da ponte e a presente e constante navegação de voadeiras que transportam passageiros, de uma forma mais rápida, entre Manaus e Cacau Pireira.


Quem ainda não teve a oportunidade de realizar a travessia de balsa de Manaus para Cacau Pireira por meio de balsas, é bom apresar o passeio, pois com a inauguração da ponte é quase que certo a paralisação desse serviço nesse trajeto, uma vez que a travessia via ponte será realizado em cerca de 3 minutos, sem a cobrança de pedágio, tempo muito menor que os 50 minutos necessários para a travessia via balsa.

Vista interna da Balsa.


Balsa chegando no Porto de Cacau Pireira.



Acompanhe as postagens do blog no twitter:

http://twitter.com/blogdoclaudemir


2 comentários:

  1. ja tive a oportunidade de ir a manaus, e quanto mais se mostra, mais tem o que mostrar, manaus é linda, e o povo maravilhoso. manoel jose guedes filho, Recife-PE.

    ResponderExcluir
  2. é muito lindoooooooooooooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado