segunda-feira, 13 de junho de 2011

CAU - ELEIÇÕES GERAIS EM OUTUBRO




Conforme divulgado no site oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU (www.cau.org.br), as eleições gerais para a composição do futuro Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, dos Estados e do Distrito Federal estão agendados para Outubro deste ano, em data a ser divulgada.

As deliberações acerca das ações do processo eleitoral e implantação do futuro Conselho serão tratadas nos próximos dias 16 e 17 de junho, na Reunião Plenária da CCEArq (Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Arquitetura), que acontecerá em Brasília/DF.

As Coordenadorias Especializadas de Arquitetura de cada Estado já estão constituindo as Comissões Eleitorais. Em breve, no site do CAU, o regimento eleitoral, o cronograma e editais estarão disponíveis.

Os arquitetos e urbanistas devem ficar atentos para as datas pois o voto será obrigatório e a participação de todos é fundamental para o fortalecimento inicial do Conselho Regional.

Segue abaixo, Informe da FNA:

Aos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros

1. A Lei Federal 12.378/2010 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo Regionais – CAU-UF e regulamenta o exercício da profissão de arquiteto e urbanista, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2010;

2. À exceção dos artigos 56 e 57 que tratam da transição do CREA para o CAU, do processo eleitoral e da definição da receita a ser repassada ao CAU, os demais artigos só entrarão em vigor quando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estiver implantado até o final deste ano;

3. Ao longo de 2011, os arquitetos e urbanistas inscritos nos diversos CREAs de todo país, continuarão sujeitos às normas do sistema CONFEA/CREA vigente até a instalação do CAU de seus respectivos Estados;

4. De acordo com a lei supracitada que regulamenta o CAU, cabem às Coordenadorias das Câmaras de Arquitetura dos atuais CREAs e a Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura do atual CONFEA, juntamente com as cinco entidades nacionais de Arquitetura (ABAP, ABEA, AsBEA, IAB e FNA), o gerenciamento de todo o processo de transição e de eleição;

5. As reuniões neste sentido, estão acontecendo mensalmente em Brasília, sob a Coordenação da CCEArq - Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Arquitetura;

6. Por fim, manifestamos aos profissionais e às entidades do SISTEMA CONFEA/CREAs, que os arquitetos e urbanistas farão o melhor possível para esta transição, reconhecendo a importância de todos para que o processo seja eficiente e que aconteça de forma rápida e segura, atendendo aos interesses da sociedade.


FONTE: www.cau.org.br



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

4 comentários:

  1. A maneira como estão sendo selecionadas as chapas é bem diferente do convencional, sem hierarquia mas com ordem de prioridade. No caso de haver mais de uma chapa, os colocados mais acima na lista serão selecionados dependendo do percentual dos votos, com isso, os nomes colocados abaixo sairão e os mais acima permanecerão. As divergências de ideais nessa mescla de chapas é muito provável! Enfim, está definido e não tem volta, a solução é termos uma chapa única ideal.
    Esperamos todos ter um Conselho sólido e atuante, precisamos agir!

    ResponderExcluir
  2. Caro Werner.
    Concordo com você. Essa forma de escolha de composição de nomes para a nova diretoria é complicada.
    Mas independente de chapa única, duas, três...o que precisamos é escolher pessoas que realmente atue de forma sólida, comprometida, participativa e transparente, pois o começo do CAU, fora da Sistema CONFEA/CREA, não vai ser nada fácil.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Claudemir, que a escolha da diretoria deva estar acima de tudo COMPROMETITA com o CAU!

    Compromisso é uma palavra forte que se defini em várias ações de planejamento e consolidação de ações.

    Sorte a todos!

    ResponderExcluir
  4. Keyce. Compromisso é fundamental. Se não houver comprometimento por parte da nova diretoria, tudo se torna mais difícil. E a categoria, já fora do Sistema CONFEA/CREA, trilhando em caminhos turbulentos de "início de jornada", pode cair no enfraquecimento, como hoje já configura nossas entidades representativas. Muita trabalho e muita sorte para todos.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado