quinta-feira, 2 de junho de 2011

CIDADE SUSTENTÁVEL PARA 40 MIL PESSOAS

 

Criação assinada pelo V I D A (Coletivo Internacional de Arquitetos e Urbanistas) integra desde habitações econômicas até residenciais luxuosos em um plano sustentável que busca a certificação Leed Gold.

(Do site piniweb).

Em uma região do sul da Índia será construído, até 2013, o projeto do Coletivo Internacional de Arquitetos e Urbanistas V I D A, que prevê um novo distrito residencial para 40 mil pessoas. Segundo o site ArchDaily, a localização exata da construção não foi divulgada por opção do cliente, que escolheu o projeto a partir de um concurso privado.
 
Segundo os arquitetos,  "o rápido processo de urbanização pelo qual a Índia passa torna a habitação uma de suas principais necessidades ". Para isso, são criados distritos residenciais e até cidades fora de grandes regiões metropolitanas.


A área de 404 mil m² abrigará vários prédios residenciais, que variam de habitações econômicas a residências luxuosas, com muitas tipologias diferentes: de casas térreas a edifícios altos, totalizando 1 milhão de m² de área construída. Um dos objetivos do projeto é criar uma identidade forte, que possa influenciar projetos futuros na região.


Os edifícios serão conectados por ruas internas, calçadas e ciclovias. Telhado verde está previsto em alguns dos prédios, enquanto grande parte do terreno será coberta por árvores. Alguns edifícios contarão com pavimentos livres, para o plantio de árvores, e algumas zonas do distrito concentrarão os edifícios públicos e de serviços, como escolas e postos de saúde.


A intenção dos arquitetos é alcançar a certificação Leed Gold, já que ao projeto " foi dada atenção especial a vários elementos da paisagem e haverá sistemas de reuso da água da chuva para irrigação do terreno ".








FONTE: PINIWEB


Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Confesso que fiquei bem assustada. Ainda bem que nao é aqui (mais um)no Brasil. Olhando as fotos, me preocupei com a setorizaçao das ruas que devem ter continuidade e fazer parte de uma rede viária, que conecte cada setor com as demais áreas residenciais.Na imagem, pode-se ver um típico exemplo de conjunto residencial suburbano, em que há somente uma conexão com uma via coletora, sendo impossível sair de lá sem pegar essa via. Mas, pode ser que como terá moradias de alto luxo, alguns tenha helicoptero, e dê carona para os vizinhos. Ja pensou todos saindo para trabalhar, estudar no mesmo horario? Sem falar da excessiva dependência do carro. Não é transformando a cidade num arquipélago de ilhas segregadas que vamos superar os problemas"do rapido processo de urbanizaçao",pelo contrario,criar-se a, ineficiência de um modelo de cidade espalhada e segregada
    Mas, ainda sou muita academica pra discutir sobre isso. É apenas a mistureba de informaçoes sobre urbanismo que me enfeita.

    ResponderExcluir
  2. Voltei porque este assunto me incomou o pensamento. Fiquei pensando em Manaus, minha cidade querida. O unico espaço publico e, area urbana que acolhe todas as classes sociais em Manaus, é a Ponta Negra. Certo? Ponta Negra tem Milionarios, Ricos, pouco rico, ascendentes, classe media, classe media baixa, baixa renda e os meliantes...Um verdadeiro encontro social e cultural nos dias de domingo. Parabens,Manaus!! Tem espaço sem segregaçao!!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado