sábado, 14 de maio de 2011

O LEGADO DA COPA 2014


Quando a cidade de Manaus recebeu o comunicado da FIFA, em 30 de maio de 2009, que seria uma das 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, a população manauara encheu o peito de felicidade, fez a festa acontecer e iniciou um processo de expectativa quanto à realização do evento, um dos maiores e mais charmosos do segmento esportivo.

Um evento importante que não será visto somente pelos torcedores que irão ao estádio, mas por milhões de pessoas de várias localidades do mundo, ligados por meio da comunicação moderna. Manaus será palco de um espetáculo, cuja platéia extrapola o limite municipal, regional e nacional, conquistando espaços e os olhos da população mundo afora.

Mas a população espera, após o término do grande evento, usufruir do grande legado deixado pela Copa 2014, seja na infraestrutura, no turismo, na segurança, na saúde, na educação, nas questões sociais e em outros segmentos. A população almeja que terminado a Copa, ela possa ter uma qualidade de vida melhor, proporcionada por todo um investimento desprendido na cidade.

No legado da infraestrutura, o sistema viário é um dos grandes esteios estruturais da organização espacial da cidade. Juntamente com o Transporte Público e as políticas de Uso e Ocupação do Solo, deverão ser os três ápices do Desenvolvimento Econômico e Social da Cidade. Ações desenvolvidas para solucionar os problemas encontrados na Mobilidade Urbana serão motivos de orgulho, com todo o esplendor do sucesso em permitir a livre circulação com segurança dos pedestres nas calçadas, o usufruto de um transporte público de qualidade e um trânsito mais humano e civilizado.

A expectativa também da população não se restringe apenas às grandes obras de infraestrutura. Se objetiva da mesma forma no bom aquecimento econômico proporcionado por novos empreendedores na cidade, com treinamentos e capacitações profissionais, oportunidades de trabalho e inclusão social. Há uma grande expectativa com o desenvolvimento social da população manauara, que grande número de pessoas sejam realmente inseridas no mercado competitivo.

As competições da Copa de 2014 acontecerão em 30 dias. Em Manaus, em menos dias ainda. É claro que é desejo de todos que tudo ocorra bem durante a realização do evento nesses dias. Mas é muito mais claro, principalmente, o desejo de que a Copa do Mundo de 2014 permita à sociedade como um todo, se organizar se planejar, tomar decisões, legislar, investir, crescer, prosperar, enfim, ficar com um bom legado.

A realização de um evento com o porte de uma Copa do Mundo de Futebol abre caminhos e possibilidades para um projeto concreto de inclusão social na cidade, envolvendo educação, cultura, saúde, turismo, esporte, entre outros. Em Manaus não será diferente. Haveremos de conquistar o aumento da auto-estima da população, boas formações e capacitações, o resgate e o envolvimento social, a geração de emprego e renda, a qualificação profissional, boa saúde, educação, segurança e infraestrutura básica. Tudo não somente durante a Copa, mas principalmente, pós-Copa. É o que se espera, é o que se deseja.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Admiro vc Arq. Claudemir, por seus pensamentos e atitudes povitivas, pois bem sabemos que nossos Administradores (públicos e privados) terão que solucionar problemas dia-a-dia, tanto de ordem financeira quanto de ordem técnica,tendo em vista que nossa mão-de-obra tem pouca qualificação, proveniente do baixo de escolaridade, e algumas vezes em conseguênica do pouco interesse de especiliazação da profissão. Acredito que a nossa cidade de Manaus está precisando de uma nova roupagem em suas calçadas, em sua vias públicas, nos espaços comerciais e acima de tudo na reeducação de cada um de nós cidadão Manauense...desejo que após a copa de 2014, Manaus amanheça com uma outra consciência de Cidade.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado