quarta-feira, 4 de maio de 2011

EDUCAÇÃO E CIDADANIA - UMA NECESSIDADE EM MANAUS


EDUCAÇÃO E CIDADANIA – UMA NECESSIDADE EM MANAUS
Por Thales Loureiro(*)

Há muito venho observando e discutindo com minha família, amigos, em redes sociais e em demais ocasiões acerca dos problemas que cada vez mais assolam a cidade de Manaus. São situações das mais diversas que nos deixam apreensivos quanto ao futuro da cidade. Será que a sociedade e o estado falharam? Será que as famílias esqueceram os princípios básicos para a educação de seus filhos? Afinal, o que está errado?

Cheguei a conclusão de que o ponto de partida para que possamos iniciar uma mudança completa na nossa cidade é um só: EDUCAÇÃO E CIDADANIA.

A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado.

Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.

O cidadão é um agente transformador da sociedade e da cidade onde habita. Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação familiar e escolar deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.

Por que então será que observamos cada vez menos esses conceitos aplicados por parte dos cidadãos de nossa cidade ao longo dos últimos anos?

Nos últimos anos, família, escolas e o estado tiveram grande parcela de culpa na má formação do cidadão. Conceitos de cidadania ensinados de forma deturpada pelas famílias, a completa ausência nas grades curriculares das escolas de matérias que tenham como objetivo a formação do cidadão e o completo descaso do estado com campanhas educativas e de conscientização da população são apenas alguns exemplos de como estamos parados no tempo e com poucas perspectivas de evoluir nos próximos anos.

Devemos acima de tudo investir no resgate do cidadão e da cidadania como forma de mudar o atual cenário de nossa cidade e do Brasil. Dar aos nossos filhos uma educação com princípios de cidadania e respeito ao indivíduo e a coletividade, cobrar das escolas a formação cidadã de seus alunos e não somente a formação técnica e científica e cobrar do Estado maior efetividade em suas políticas educacionais e sociais, além de fiscalização e controle das atividades do cidadão e das demais instituições.

Considero esse como o ponto de partida para que possamos pensar em mudar a cara de nossa querida cidade. Só assim poderemos evitar as cenas cada vez mais corriqueiras de abuso que vemos nos dias de hoje.

Fica aqui minha reflexão.


(*)Thales Loureiro é amazonense, Gerente de Empresas.




Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado