terça-feira, 10 de maio de 2011

MOTORISTAS NÃO RESPEITAM A FAIXA DE PEDESTRE



Reportagem da Globo exibida no dia de hoje, mostra o problema vivido todos os dias pelos transeuntes no trânsito das grandes cidades, quando se vêem atravessando uma faixa de pedestre. Abaixo, a reportagem publicada no site globo.com:

Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. Uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo confirma que a maioria dos motoristas não respeita a prioridade do pedestre na travessia das faixas. Não faltam flagrantes nos cruzamentos da cidade.

A grande maioria dos motoristas diz “sim” e garante que respeita as leis de trânsito e, acima de tudo, os pedestres. Mas uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo mostrou que, em uma situação em que o pedestre e o motorista queriam passar pelo mesmo local ao mesmo tempo, apenas pouco mais de 10% dos motoristas respeitaram a prioridade dos pedestres.

Nos últimos cinco anos, quase 50% das pessoas que morreram vítimas do trânsito em São Paulo eram pedestres. Carros parados onde não é o lugar deles é comum. Até o carro da CET segue a mesma rotina.

Cada esquina tem seu jeito próprio de ser, mas todas têm seus embates entre veículos e pedestres. Em um cruzamento, os carros vêm de várias direções. Os pedestres se aventuram no risco da travessia.

Na pesquisa foram ouvidos 3.238 pedestres. Ao todo, 30.5% deles concordam que os condutores respeitam o direito de travessia; cerca de 34% dizem que o motorista para, mas reclama ou buzina; outros 35% dizem que o condutor não respeita de jeito nenhum a prioridade do pedestre. A questão é que boa parte dos motoristas dificilmente usa a seta indicativa pensando no pedestre.

Sobre os carros da própria CET flagrados avançando na faixa de pedestres, a companhia informou que vai orientar os agentes novamente sobre a obrigação de cumprir o código de trânsito.

Em Manaus, o cenário não é muito diferente. O pedestre, além de ter que vencer os obstáculos urbanísticos presentes nas calçadas da cidade, encontram grandes dificuldades em atravessar as ruas e avenidas, mesmo quando utiliza as faixas de pedestres existentes.

Atualmente a Prefeitura de Manaus vem realizando o Programa Pedestre Vivo, onde uma das ações é implantar Faixas de Pedestres nos principais cruzamentos da cidade e em locais onde há travessia constante de pessoas. As novas faixas possuem um toque diferencial, possuindo fundo pintado em vermelho, permitindo uma visualização destacada, além de ser acompanhada de sinalização vertical de advertência. Praticamente em todas as zonas geográficas da cidade já é possível encontrar esse novo padrão de faixas de pedestres, que muito vem agradando a população.

O que percebemos, seja como motorista ou mesmo como pedestre, é que atravessar uma rua movimentada em Manaus, mesmo utilizando uma faixa de pedestre, é muito arriscado e inseguro. A razão é o desrespeito dos motoristas que trafegam em nossas vias, com raríssimas exceções, que mesmo observando o pedestre a sua frente na faixa, não para e ainda chega a buzinar para que ele saia de sua frente. É um risco que cada pedestre corre todos os dias.

Mas nem tudo estar perdido. Em alguns locais já temos bons avanços na “cortesia” dos motoristas. Faixas de pedestres como as localizadas na Av. Maceió (próxima a SEMSA) e na Av. Darcy Vargas (em frente a Sede da Petrobrás) já é possível ver motoristas parando na faixa, permitindo a travessia segura das pessoas.

Está previsto no Programa Pedestre Vivo da prefeitura, ações de Educação no Trânsito. São por meio desta ação que algumas cidades brasileiras conseguiram bons avanços na utilização das faixas de pedestres, melhorando significativamente a mobilidade na cidade, de forma segura. Nossa cidade deve avançar neste caminho.


FONTE: GLOBO.COM
FOTO:  RAIMUNDO VALENTIM - D24am



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Tomara espero que nosso trânsito melhore mesmo,... é verdade.. ja conseguimos observar uma PEQUENA mudança na educação sobre a faixa de pedestre em alguns lugares, porém vejo que muitos condutores 'antigos' não colocando a culpa somente na rapaziada.. mas muitos dos antigos condutores, senhores PRINCIPALMENTE ignoram esse interesse de melhorar o trânsito...que pena e olha q eles seriam os principais a dar exemplos aos mais novos.

    ResponderExcluir
  2. seria interessante ter cameras igual nos EUA p multar os mal educados! inclusive colocar semáforos onde não gostam de parem por educação...

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado