terça-feira, 3 de maio de 2011

SOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM TRANSPORTES PÚBLICOS



A imagem acima trata-se de um pequeno painel, no tamanho de um televisor de 32”, instalado no TERMINAL RIO DAULE, em Guayaquil, Equador. É um dispositivo eletrônico de comunicação com o usuário, que faz parte do Sistema Integrado de Transporte Massivo Urbano – Sistema Metrovía, da Cidade de Guayaquil.

O painel traz em destaque, em números grandes, o horário local, com hora, minutos e segundos. Logo abaixo, o painel traz a indicativa: “Próximas Saídas”, acompanhadas de dois horários, com intervalos de 8 minutos entre eles. Trata-se da informação ao usuário das próximas saídas dos ônibus alimentadores.

No momento que a foto foi tirada (marcada no painel 9h25m57s), havia um ônibus alimentador parado. Resolvemos ficar observado se o mesmo sairia no horário indicado no painel. Às 9h28m00s, horário indicado no painel como próxima saída, o ônibus partiu, pontualmente.

Resolvemos ficar mais um pouquinho para verificar se a próxima saída, marcada para as 9h36m00s, teria ônibus no local para cumprir o horário indicado no painel. Poucos minutos depois da saída do ônibus, se aproxima outro ônibus para o local, para cumprir pontualmente os horários indicados no painel.

Soluções como estas, providas de dispositivos tecnológicos, são bons exemplos e devem ser utilizados para a organização de qualquer sistema de transporte público. Permite controle sobre a distribuição de veículos nas vias, liberando veículos com intervalos de tempo pré-estabelecidos, e permite que o usuário realize seu planejamento de deslocamento na cidade. Sem dúvida uma solução que, se respeitada, permite a confiança e o respeito dos usuários sobre o sistema de transporte.

Observem que o painel ainda permite a informação sobre o Número do Ônibus e o seu Condutor. Algo mais pra frente, talvez em um futuro próximo. A tecnologia deve ser usada de forma a permitir facilidades. Tudo muito simples.


FOTO: CLAUDEMIR ANDRADE



Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado