sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BUS RAPID TRANSIT - BRT MANAUS

Na quarta-feira passada, 01 de setembro, a Prefeitura de Manaus realizou uma Audiência Pública para apresentar à população o projeto de transporte público que vem sendo desenvolvido para a cidade, que se baseia no sistema de BRT – Bus Rapid Transit. O evento ocorreu no Parque do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro e contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Sindicato dos Empresários de Transporte do Amazonas, entidades de classe e sociedade civil organizada.


A empresa VETEC, contratada pela Prefeitura para realizar o projeto básico avançado, fez a apresentação do projeto e explicou os conceitos básicos de como o sistema irá funcionar após a sua implantação, que tem como prazo de conclusão 24 meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço para início das obras. Trajetos, características do sistema, conceitos tecnológicos, premissas de projeto, integração com outras modalidades de transporte, tipos de veículos, segurança e operacionalização, foram alguns dos assuntos tratados pela empresa.


O Bus Rapid Transit - BRT (nomenclatura globalizada da modalidade) é um sistema de transporte com alta capacidade de transporte de pessoas e de baixo custo de implantação, utilizando uma faixa segregada de uma infraestrutura viária existente e que opera por controle centralizado (por meio do Centro de Controle Operacional), permitindo viagens com velocidades médias mais elevadas, garantindo ganho de tempo nos deslocamentos dentro da cidade.


Para que este sistema de transporte público funcione de forma adequada, é necessária a implantação de algumas ações específicas em sua operacionalização, no qual destaco a faixa exclusiva e segregada para circulação dos veículos, embarque e desembarque em nível, pagamento antecipado das passagens, sistema de monitoramento ostensivo, sistema centralizado de semáforos inteligentes, rastreamento e identificação de veículos, sinalização horizontal e vertical, sonorização ambiente em todo o sistema, integração com outras modalidades e ações para a boa acessibilidade dos passageiros. Os veículos que operam no sistema são os do tipo articulado e/ou bi-articulado, com capacidade de transporte de pessoas bem superior quando comparado ao ônibus tradicional.


No estudo realizado pela Prefeitura, considerando as necessidades atuais de deslocamentos da população, há previsão de implantação de corredores de transporte público de massa em quatro grandes eixos viários da cidade: Corredor Norte (previsto implantação de Monotrilho pelo Governo Estadual), Corredor Leste (em fase de definição dos projetos pela Prefeitura adotando o BRT), Corredor Avenida das Torres e Corredor do Mindu. No eixo Corredor Leste, em fase de desenvolvimento e detalhamento, há projetado a quantidade de 20 estações de transferência, com uma distância de 800 metros entre as mesmas, e a requalificação de 02 Terminais de Integração (T4 e T5).


Eixos Projetados para Transporte Público Massivo


Nas Estações de Transferência, o usuário do sistema de transporte público vai poder acessar aos serviços do BRT de forma segura e com benefícios projetados e planejados como: acessibilidade universal, pagamento antecipado da passagem, espera auxiliada por painéis de mensagens, embarque e desembarque em nível, sistema de sonorização e segurança. O acesso as Estações serão realizadas por meio de travessia em nível, com faixas de pedestres e sistema semafórico inteligente, e por meio de passarelas, equipadas com escadas e elevadores.


Pista exclusiva, estação e passarela.


Estações de Transferência.


Nos Terminais de Integração, além de acomodar o Centro de Controle Operacional do BRT, será agregada a disponibilidade de ambientes voltados para a prestação de serviços das instituições públicas municipais, estaduais e federais, além de agregar serviços de gastronomia, sanitários públicos e comércio de utilidades.


Das 12 cidades escolhidas para ser sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, nove estão planejando o sistema de BRT como modalidade de transporte público. Manaus, neste primeiro eixo viário – Corredor Leste, prever um investimento de R$ 230 milhões na implantação do BRT, com recursos obtidos junto ao Governo Federal.

Avanços significativos se esperam com a implantação do BRT de Manaus, permitindo que a população disponha de um sistema de transporte público eficiente, seguro e que tenha a qualidade dos serviços garantida, permitindo o deslocamento na cidade com significativo ganho de tempo. Todo um trabalho de comunicação será necessário, buscando informar e educar a população sobre as mudanças que serão implementadas, além de melhorias significativas nas áreas de engenharia e da fiscalização. A população não deve medir esforços em ajudar a Prefeitura na implantação deste sistema, uma vez que a cidade precisa avançar na prestação dos serviços de transporte público, não ficando para trás quando comparada a outras capitais brasileiras.



Terminal de Integração (T4)



IMAGEM: PREFEITURA DE MANAUS

2 comentários:

  1. gostaria de saber se uma obra que se mostra tão linda como vão ficar as casas que estão ao lado dos esgotos onde o b,r,t vai passar

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  2. Pelo que temos conhecimento, o trajeto do BRT prever um trabalho de requalificação urbana nas áreas diretamente ligadas onde vai passar o corredor viário.

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