segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A RETIRADA DOS "TABAJARAS"

Por muitos anos um elemento bastante familiar faz parte da vida urbana da população de Manaus: uma defensa de concreto, conhecida popularmente como “tabajara”. Nas vias da cidade, nos cruzamentos, nos canteiros centrais, nas esquinas, em toda parte eles estão presentes como elemento de “solução” para o trânsito.


É um elemento criado na década de 90, composto de concreto e ferro e com medidas aproximadas de 60 centímetros de altura por 2 metros de comprimento, possuindo quatro furos na sua parte superior. Um elemento pesado em todos os sentidos, seja no seu peso real, seja na sua estética.


Quando alguma mudança no fluxo do trânsito é necessária, como por exemplo, uma eliminação de um retorno, um desvio de tráfego ou bloqueio de via, a solução paliativa, rápida e barata para o caso é utilizar os “tabajaras”. Só que essa solução paliativa, quebra-galho, acaba virando definitiva, pois as defensas de concreto são colocadas e nunca mais retiradas do local. E a cidade ficou cheia de “tabajaras”, presente em todas as regiões da cidade, dando a ela uma aparência feia e ao trânsito uma sensação de insegurança.


A Prefeitura de Manaus, dentro de suas ações do Plano de Gestão de Trânsito 2010-2012 comandado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, percebendo essa situação crítica, começou com uma operação em que esses elementos estão sendo retirados dos logradouros da cidade. Com uma ação iniciada no Corredor Urbano Darcy Vargas (Av. Theomário Pinto da Costa, Darcy Vargas e Ephigênio Salles) e Corredor Boulevard (Av. Álvaro Maia), a Prefeitura está eliminando, de uma forma definitiva, os retornos existentes e antes vedados com as defensas de concreto, com a construção de calçadas e jardins. Além dos serviços de eliminação dos “tabajaras”, a sinalização vertical e horizontal e o recapeamento das vias estão sendo executados, dando uma nova visão à paisagem urbana.


Um serviço que não pode parar. A cidade agradece.


Fotos: Claudemir Andrade.


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Um comentário:

  1. Bem interessante essa matéria, eu não tinha prestado atenção a esse detalhe....espero q continuem construindo canteiros,pois embeleza mais a cidade.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado