terça-feira, 5 de abril de 2011

PAÇO MUNICIPAL, O MUSEU DA CIDADE

 
A Prefeitura Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEMINF, pretende entregar o Paço Municipal devidamente restaurado em setembro deste ano.

O Paço Municipal localiza-se no Centro Histórico de Manaus e por muitos anos foi Sede do Governo Municipal. As obras de restauro foram retomadas em dezembro de 2010 após um período de paralisação, sendo retomadas com investimentos da própria Prefeitura, orçado em aproximadamente R$ 3,7 milhões. Serviços especializados de restauro estão sendo executados em todas as dependências do imóvel, telhados, forros, esquadrias, paredes, etc. No entorno do Paço Municipal está sendo recuperado o Coreto e o Chafariz da Praça Dom Pedro II, a Praça IX de Novembro, as Casas 69 e 77 da Rua Bernardo Ramos, umas das mais antigas da Cidade.

A construtora responsável pelo restauro é a Biapó, mesma empresa que vem realizando as obras do Mercado Adolpho Liboa.

Segundo a Manaustur (Fundação Municipal de Cultura e Artes), a área do Paço Municipal será transformada em um largo cultural e o próprio imóvel histórico será o Museu da Cidade, que oferecerá oficinas de restauro, palestras com artistas amazonenses, exposições locais e internacionais.

As imagens deste post são registros históricos do Paço Municipal, um dos mais importantes imóveis do acervo histórico da Cidade de Manaus, que também foi conhecido como Paço Imperial e Palácio do Governador.
 

 FONTE: SITE PMM


 

Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook

Um comentário:

  1. Primeiro que o Paço está localizado dentro de um sítio histórico e arqueológico da cidade de Manaus;
    Segundo que um museu não é um pavilhão de exposições;
    A luta para buscar acervos sobre a evolução histórico-cultural do município é grandiosa, pois já leva mais de dez anos a tentativa de captar todo os retalhos escondidos em instituições, outros muses e até em casa de artistas e políticos de Manaus.

    Este MuMa com era chamado projeto, Museu de Manaus deveria ser um grandioso centro de pesquisa e acervo das relíqueas históricas e arqueologicas da cidades, visto que a base para se entender a evolução de Manaus, se tem através dos fragmentos e pesquisas realizadas sobre esse imenso sítio.

    Devemos ter um carinho grandioso com este complexo arquitetônico que compreende toda área em torno do Paço da Liberdade.

    Ficam as minhas considerações e saudosismo.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado