segunda-feira, 4 de abril de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO: BIARTICULADO PARA 250 PASSAGEIROS

 
Das capitais brasileiras, Curitiba continua saindo na frente nos assuntos relativos a transporte público. No seu aniversário de 318 anos, Curitiba, a capital paranaense, lançou o LIGEIRÃO, o maior ônibus biarticulado do mundo.

O Ligeirão é movido a óleo à base de soja e possui 28 metros de comprimento, o equivalente a três ônibus comuns. Sua capacidade de transportar pode chegar a 250 pessoas. A princípio farão as linhas Pinheirinho – Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano.

Curitiba contará com nove coletivos, que entram em operação nesta semana, e, juntos, transportarão cerca de 50 mil passageiros por dia. Está previsto ainda neste semestre que Curitiba terá um total de 24 ônibus deste modelo.

O projeto é conhecido tecnicamente como B 100, considerando que é 100% Biocombustível, e foi implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, o que significou uma redução de 50% de emissão de fumaça.





Fonte/Fotos: O Globo/Internet.



Acompanhe Claudemir pelo Twitter e Facebook


2 comentários:

  1. Caro Claudemir, meu nome é Keth sou estudante de Arquitetura e Urbanismo, do 4º período, da UNINORTE, só agora tomei conhecimento do seu blog, achei muito interessante. Eu trabalho como projetista em uma loja de móveis planejados e a maioria dos arquitetos que conheço atuam mais como decoradores, poucos se importam com os problemas sociais, o que confesso me deixa decepcionada, gostaria de saber por que o sistema de ônibus articulado funciona tão bem em Curitiba enquanto aqui é um fracasso?

    ResponderExcluir
  2. Cara Keth, que bom que gostou do Blog. Faça sempre uma visita e esteja a vontade para realizar comentários.
    Realmente há uma quantidade muito grande de arquitetos na área de decoração. É uma escolha, mas não é a única área disponível. Há outros ramos que podemos trabalhar, e as questões relacionadas a cidade é uma delas.
    Quanto ao transporte público Manaus precisa evoluir bastante, quando comparado a Curitiba, considerada a cidade modelo, não só do Brasil mas no Mundo, na questão de transporte público. São várias questões que devem ser levadas em conta. Procure na busca do blog assuntos relacionados a transporte público. Você encontrarar informações muito boas.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado