quinta-feira, 17 de março de 2011

MANAUS COM MAIS VIAS ARTERIAIS E COLETORAS

Quando ainda não existia a via que prolongou a Avenida Darcy Vargas, existia uma MEGA-QUADRA nessa região, formadas pela vias Avenida Pedro Teixeira, Avenida Constantino Nery, Av. São Jorge e Av. Cel. Teixeira, até onde hoje se instalou o Carrefour. Era uma imensa área, que dificultava a comunicação viária de toda a região, que já começava a se apresentar com grande potencial de crescimento e desenvolvimento urbano.

Com o prolongamento da Av. Darcy Vargas, partindo do Sírio Libanês, integrando com a Av. Dom Pedro I, seguindo pela Av. Jacira Reis e utilizando a Travessa Ponta Negra, chegou-se até a Avenida São Jorge. Vimos se formar um novo Corredor Urbano Viário, posteriormente confirmado e registrado em nosso Plano Diretor (Corredor Urbano Darcy Vargas), se tornando um grande eixo viário de ligação à Zona Oeste de Manaus. Com esta infraestrutura viária se conseguiu diminuir a MEGA-QUADRA e melhorar a circulação viária, desafogando principalmente o fluxo existente na Avenida Cel. Teixeira.


SUPER-QUADRA (Constatino Nery, São Jorge, Jacira Reis e Theomário Pinto)

Vejam que a área foi reduzida a Avenida Jacira Reis, Avenida Theomário Pinto da Costa, Avenida Constantino Nery e Avenida São Jorge. Mas ainda temos retratado nesta área uma SUPER-QUADRA, muito comum na cidade de Manaus. Atualmente percebemos que a “Nova” Darcy Vargas já começou a ser insuficiente para a circulação viária, apresentando constantes congestionamentos, principalmente na ligação rumo a Constantino Nery e Djalma Batista.

Não estaria na hora de diminuir a SUPER-QUADRA?

Vias Projetada 01 (Vermelha) e Projetada 02 (Azul).

Pela imagem do Google desta postagem, verificamos a possibilidade de implantar duas grandes vias nesta área. A Projetada 01 (Leste/Oeste), marcada em vermelho, que sairia da Av. Constantino Nery (em área existente no Bosque Clube), atravessaria o Igarapé dos Franceses, seguindo o limite Sul do condomínio recentemente implantado (cuja entrada é na Rotatória das Letras), seguindo pelo limite Sul do loteamento Aripuanã (atrás do Kíssia), até chegar na Avenida Jacira Reis. A Projetada 02 (Sul/Norte), marcado em Azul, sairia da Avenida São Pedro (entrada do CIRMAM pelo São Jorge) até encontrar a via Projetada 01. Com isso teríamos uma ligação direta entre as vias Avenida Constantino Nery, Avenida Jacyra Reis e Avenida São Jorge. Uma pena que o empreendimento na Rotatória das Letras impeça a ligação com a Avenida Dom Pedro I.

Creio que essas vias seriam possíveis, uma vez que grande parte do trajeto passa por aéreas de domínio do exército, que seriam bastante privilegiados, pois teriam boas vias passando em suas portas e delimitando as suas áreas.

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


2 comentários:

  1. Infelizmente, O CORONELISMO de barranco ainda existe por ai.

    Questao de Bom senso..

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de sua sugestão, e complementaria com mais uma via nas imediações do CIGS que se ligaria a sua sugestão de via vermelha, alí há uma vasta área que eles não utilizam, enquanto ficamos todos amontoados presos ao transito quadrilátero

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado