quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CALÇADA E PASSEIO PÚBLICO SÃO PARA PEDESTRES. Simples, tão simples assim.

Um entre vários problemas que Manaus possui, a ocupação inadequada dos passeios públicos é um dos mais complicados. Seja em qualquer bairro, localidade, rua, avenida ou beco, a dificuldade de circulação das pessoas nas calçadas é bastante difícil. São totalmente desviadas de sua função por meio de sua ocupação indevida, seja como estacionamento, depósito de materiais de construção, expositores de mercadorias, lixeiras, comércio ambulante, pisos inadequados, desníveis, entre outros.

Andar nas calçadas em Manaus é mais difícil do que andar na própria faixa de rolamento destinada aos carros. Quem ainda não reparou, que na maioria das vias o pedestre anda nas ruas em função das calçadas não permitirem a sua circulação? Se para uma pessoa normal já é difícil, imagina para um cadeirante, um deficiente visual, idoso ou até mesmo uma mãe com o carrinho de bebê. É quase que impossível a circulação com segurança nos espaços que a priori, são dos pedestres.

Mas é bom deixar bem claro que este problema não é exclusivo de Manaus. Há sim, cidades bem menos problemáticas, como Curitiba, por exemplo, que vem conseguindo bons êxitos no disciplinamento de uso dos passeios públicos. Mas Manaus tem um problema crônico, de muitos anos, de difícil solução, que para solucionar não depende tão somente do poder público, mas principalmente de toda a sociedade.

Costumo dizer que “Cuidar de Manaus é Responsabilidade de Todos”. E cuidar das calçadas (porta de entrada de nossa residência, comércio, indústria e serviços) é sim nosso dever, dever este de cidadania. Devemos entender que as calçadas são públicas, fazem parte de nosso patrimônio, integrado ao conjunto de equipamentos urbanos da cidade.

Se cada proprietário, inquilino, comerciante, enfim cidadão, cuidar de sua calçada em frente ao seu imóvel, eliminando todo e qualquer tipo de barreira urbanística, digo que 90% dos problemas de falta de mobilidade em nossas calçadas de Manaus se resolveriam. Restariam os passeios públicos que integram os canteiros centrais, praças, parques, estes bem menos complicados de se resolver. Uma boa Campanha Educativa deve ser feita, envolvendo todos os órgãos responsáveis pelo disciplinamento dos espaços urbanos da cidade. Educação é um dos vértices do desenvolvimento social e econômico.

Mas, como a maioria não vem fazendo a sua parte, resta ao poder público agir de forma disciplinadora e punitiva, aplicando por meio da fiscalização notificações e multas, com o único intuito de devolver a real finalidade de uso do espaço público. Calçada e passeio público foram feitos para circulação de pedestres, garantindo o direito constitucional de ir e vir de cada cidadão.

Na tentativa de devolver o uso e a real função das calçadas, a Prefeitura de Manaus, por meio de seu órgão de trânsito, vem realizando a operação Calçada Livre em várias vias da cidade, com o objetivo de conscientizar os condutores de veículos sobre a importância de não estacionar seus veículos sobre as calçadas. É uma ação direta sobre os motoristas que param e estacionam sobre calçadas, um dos mais graves usos indevidos desses espaços públicos.

A população deve apoiar toda e qualquer ação, campanha, programa, projeto, que visa solucionar ou amenizar tão grande problema de nossa cidade. Sabe como ajudar? Não seja mais um autor (ir)responsável pelo mal uso das calçadas públicas.

Vamos entender: Calçada e passeio público são para a circulação de pedestres. Simples, tão simples assim.



Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



2 comentários:

  1. Isso mesmo "A população deve apoiar toda e qualquer ação, campanha, programa, projeto" mas... Onde estão as ações? onde estão as campanhas? onde estão os programas? FALTA CAMPANHA. Acho eu, que os meios de comunicação ajudariam muito, seria um caminho procurá-los.
    VAMOS VALORIZAR NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado