segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CIMENTO TRANSPARENTE

Do Portal Terra.

Uma equipe de arquitetos italianos criou um "cimento transparente" que permite que a luz entre no prédio, de modo que as paredes pareçam grandes janelas, informou na quarta-feira o jornal Daily Mail.

O material, chamado i.light, tem dezenas de pequenos orifícios que deixam a luz passar sem comprometer a integridade estrutural. Segundo a reportagem, o cimento é formado pela união de resinas especiais em uma nova combinação criada pelo grupo de arquitetos Italcementi.

Até agora o novo cimento só foi usado na construção do pavilhão Italiano na Expo Xangai, que ocorreu no ano passado. No entanto, o material poderia ser utilizado com o intuito de economizar eletricidade, já que pemite iluminação diurna. A transparência é de cerca de 20%, através dos aproximadamente 50 furos por painel

O jornal cita o diretor do Italcementi, Enrico Borgarello, que esclarece que o cimento está atualmente sob patente e ainda não está decidido se ele será disponibilizado para todo o mundo.

FONTE: PORTAL TERRA


Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir


Um comentário:

  1. Nossa que notícia interessante. Imagino o que pode ser feito agora a partir desse material, economia de energia é só o começo, é um exemplo de sustentabilidade ambiental magnífica.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado