A próxima Copa do Mundo de Futebol vai ser realizada no Brasil no ano de 2014. O anúncio das cidades que serão sedes dos jogos foram anunciadas em 2009, dando por iniciada a corrida pelos preparativos para uma das maiores festas esportivas do mundo. Doze cidades foram escolhidas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Natal, Recife, Brasília, Cuiabá e Manaus.
E cada cidade já vem trabalhando para garantir a mobilidade urbana, uma das exigências dos organizadores do evento.
Abaixo segue o que cada cidade vem preparando para solucionar problemas de circulação, adotando a modalidade de transporte urbano de acordo com a decisão de sua equipe de planejamento, seja de âmbito do governo estadual ou municipal. De doze cidades, nove preverem a modalidade Bus Rapid Transit - BRT como transporte urbano.
RIO DE JANEIRO
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit - BRT
A capital carioca terá quatro trajetos de Bus Rapid Transit – BRT, com previsão de atender 1,2 milhão de passageiros por dia. 1) TRANSOLÍMPICA, com uma extensão de 26km ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando por mais seis bairros; 2) TRANSCARIOCA, que ligará o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim até a Barra da Tijuca, percorrendo 41km; 3) TRANSOESTE, com 56km e 53 estações, ligando os bairros do Jardim Oceânico a Campo Grande; e 4) TRANSBRASIL, ligando o Centro à Baixada Fluminense, passando pela Avenida Brasil.
SÃO PAULO
Modalidade Escolhida: Monotrilho
A construção do Monotrilho paulista ligará linhas de Metrô e Trem ao Aeroporto de Congonhas e ao Estádio do Morumbi. A resistência de moradores e à exclusão da arena no projeto da Copa pode inviabilizar as obras na região do Morumbi.
BELO HORIZONTE
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT
Belo Horizonte construirá seis linhas de BRT, orçadas em R$ 1,27 bilhão. Somados a estes investimentos, há previsão de mais R$ 240 milhões em obras viárias e na ampliação da Central de Controle de Tráfego.
CURITIBA
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT
Além do corredor que interligará a capital à região metropolitana, haverá o corredor expresso, unindo o Aeroporto Afonso Pena ao terminal rodoferroviário. Uma parte dos recursos financiará a construção de uma linha de BRT, terminais, sistemas de monitoramento e obras viárias. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a implantar o BRT, hoje servindo de modelo para as grandes cidades mundiais.
PORTO ALEGRE
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT
Três corredores exclusivos de ônibus serão construídos, duas linhas de BRT e melhorias no sistema de monitoramento de tráfego. Ampliação do Metrô, a nova ponte do Guaíba e o Aeromóvel, obras pleiteadas pela prefeitura, não foram contempladas no PAC da Copa.
FORTALEZA
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT
Implantação do VLT Parangaba-Mucuripe, de BRT nas avenidas Dedé Brasil, Raul Barbosa, Alberto Craveiro e Paulino Rocha, além da construção do corredor expresso Norte-Sul e das estações de metrô Padre Cícero e Montese.
SALVADOR
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit
Financiamento de R$ 541,8 milhões para o BRT que conectará o Aeroporto Internacional de Salvador à zona norte da cidade. Ainda novidade na cidade é o Metrô, obra que durou 10 anos para a sua construção e que foi recentemente inaugurado. Dos 41km previsto, apenas 6km foram construídos. O trajeto atual liga os bairros Lapa e Rótula do Abacaxi e custou R$ 1,06 bilhão. Estima-se que o bilhete do metrô soteropolitano custe entre R$ 10 a R$ 15, um preço que cobriria os altos custos de operação.
NATAL
Modalidade Escolhida: Melhorias Viárias.
São 16 projetos viários que permitirão as ligações entre o novo aeroporto e o setor hoteleiro à Arena das Dunas, que receberá jogos da Copa. Duplicação da Avenida Mor Gouveia, ligação da Via Costeira com a Avenida Engenheiro Roberto Freire, construção de elevados, entre outros complexos viários.
RECIFE
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit
Serão cinco intervenções viárias e dois corredores expressos, o Caxangá e o Via Mangue, além dos BRTs Norte-Sul e Leste-Oeste. Cerca de R$ 15 milhões serão aplicados no terminal Cosme Damião.
BRASÍLIA
Modalidade Escolhida: Veículo Leve sobre Trilhos – VLT
Orçado em R$ 1,5 bilhão, o projeto do VLT de Brasília prevê a construção de 25 estações. O trajeto de 22 km ligará o Aeroporto Juscelino Kubitschek à Asa Norte, no final da W3 Norte. A expectativa é que o VLT transporte de 180 a 200 mil passageiros por dia.
CUIABÁ
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit
Construção de duas linhas de BRT e duplicação da rodovia Mario Andreazza que dá acesso ao estádio Verdão, a ser usado na Copa. Serão ainda reformados pequenos pontos de acesso público, como terminais e passarelas.
MANAUS
Modalidade Escolhida: Bus Rapid Transit – BRT e Monotrilho
Um corredor de 17km, ligando a zona Norte ao Centro da capital manauara (Zona Sul), será preparado pela Prefeitura para receber a implantação do BRT. R$ 230 milhões serão aplicados na construção do corredor, que ligará a zona mais populosa da cidade ao Centro Histórico, passando por vários bairros da Zona Leste. Por parte do Governo Estadual, a proposta escolhida foi o Monotrilho, também ligando a Zona Norte ao Centro Histórico, sendo que esta modalidade passa pela Zona Oeste da Cidade e pela Arena da Amazônia, local onde serão realizados os jogos da Copa. O monotrilho terá 21 km com custo de R$ 1, 3 bilhão, com financiamento de R$ 600 milhões do FGTS. A Controladoria Geral da União – CGU apontou irregularidades no projeto básico do Monotrilho, concluindo que a construção tem custo maior do que o previsto e a tarifa é maior que a estimada pelo governo estadual.
FONTE: SINAENCO
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