quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AS TORRES DE TELEFONIA CELULAR EM MANAUS

Na segunda-feira, 9 de agosto, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor, para discutir a qualidade do serviço prestado pelas empresas de telefonia celular e a instalação de novas torres para transmissão do sinal.


A grande polêmica que envolve a questão trata-se de uma Resolução de N° 002/2008, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente – COMDEMA, que proíbe a instalação de rádio-estação muito próxima a locais onde há aglomerado de pessoas, como escolas, hospitais e parques. As operadoras OI, CLARO, TIM e VIVO alegam que este seria o motivo da má qualidade do sinal, uma vez que a resolução impede que torres sejam instaladas a menos de 150 metros de hospitais e escolas, 100 metros de parques e 200 metros de postos de gasolina.

Ora, será que estão falando de Manaus? Veja bem, quem circula pela cidade pode verificar que a cidade está cheia de torres de transmissão, uma perto da outra, sem respeitar o mínimo de estética urbana, deixando Manaus com uma poluição visual extrema. E ainda está faltando torres? Até onde chegaremos? Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a cidade já possui mais de 400 (quatrocentos) antenas instaladas, o que no meu ver é um absurdo.


Tudo indica que estas antenas são construídas e implantadas, pelas operadoras, de forma isolada e sem compartilhamento entre as empresas. O compartilhamento é uma maneira de evitar um número excessivo de edificações. O titular da pasta do meio ambiente está correto ao afirmar que o compartilhamento das torres é uma necessidade urbanística que não pode ser ignorada.



As fotos acima indicam uma boa solução. Uma sugestão para solucionar a questão é o que presenciei na cidade de Curitiba. Em uma visita recente realizada na cidade, visitei a Torre Panorâmica da OI, situada num ponto alto de Curitiba que além de ser um ponto turístico, é também suporte da telefonia celular. A torre foi inaugurada no dia 17 de dezembro de 1991, possui uma altura de 109,5 metros, diâmetro da seção circular de 8,0 metros e com uma cota de terreno/nível do mar de 940,5m. O mirante, a 95 metros, permite uma visão de 360° da cidade e dos contornos da Serra do Mar. São 329m² de área útil, com 22,5 metros de diâmetro, permitindo vista panorâmica da cidade em todas as direções possíveis. Com preço acessível para visitação, no piso térreo funciona ainda o Museu do telefone.


As torres de Manaus possuem uma média de 40 metros de altura, bem inferiores se comparadas a de Curitiba, que possui 109,5 metros. Logo, devido a sua altura, a torre curitibana possui um raio de cobertura muito maior que as de Manaus. E o que é melhor, serve de atração turística e não enche a cidade de torres menores, não poluindo a paisagem urbana.



Se há previsão de implantação, por parte das operadoras de telefonia, de mais torres na cidade de Manaus, por que não concentrar os recursos e construir algo parecido a de Curitiba, compartilhada por todas as operadoras?


A Torre Panorâmica equivale a um prédio de 36 pavimentos, adotando 3 metros de pé-direito. Se existente em Manaus, a visão 360° da cidade seria fantástica.


FOTOS: hagah.com.br / skyscrapercity.com / curitiba-parana.net

Acompanhe o blog do Claudemir pelo TWITTER

http://twitter.com/blogdoclaudemir


2 comentários:

  1. Uma operadora de telefonica celular promete um plano com apenas alguns centavos voce poderia falar a vontade (poderia).Pensei em ir ao Ministerio Publico reclamar o que me foi ofertado por direito. Sempre que apos os 3 primeiros minutos (o q estaria dentro das possibilidades infinitas de conversaçao) a ligaçao cai, e temos que retornar a ligaçao, pagando mais alguns centavos e iludindo-se na questao da oferta do plano, e por ai segue. Verdadeiro caos e mentira, e ainda ter de aceitar que o problema é das torres?
    Sobre as torres, vejo uma forma de eletizar alguns pontos de proprietarios de terras, terrenos, lotes etc. Todos recebem pelo espaço cedido às operadoras. Nao sei bem como funciona, mas tem alimentado e enriquecido um pouco mais, proprietários destes espaços.
    A ideia da torre e visitaçao é excelente, funciona bem em Brasilia e seria interessantissimo um museo do telefone para nós, ate porque, vi em livros que Manaus sediou a segunda capital a ter telefonia e, Grambel falou por esses lados da Aurora.

    ResponderExcluir
  2. Macilei pinto da silva
    E caros usuários do sistema de telecomunicação se na zona urbana esta assim imagine na zona rural de manaus que a 25 km da cidade tanto terrestre quanto fluvial os celulares não funciona mais.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado