quarta-feira, 25 de maio de 2011

"USE A PASSARELA"



Do Portal da Prefeitura de Manaus.
 
A estimativa do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) é de que 60% das vítimas de acidentes de trânsito envolvem atropelamento. Um dos fatores que mais contribuem para esta situação é a resistência das pessoas em usar as faixas de pedestres e passarelas, concorrendo com o desrespeito dos motoristas a elas.

Para tentar mudar esta realidade a Prefeitura de Manaus está promovendo até o final desta semana uma campanha educativa na Avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do uso destes espaços destinados à ordenação urbana.

Nesta terça-feira (24) cerca de dez agentes do Manaustrans abordaram a população e associaram a utilização da passarela com a preservação de vidas. A ação faz parte do Choque de Ordem da Prefeitura no trânsito, esforço de preparação para a Copa 2014.

Segundo Raimundo Nogueira, coordenador da campanha, paralelo à ação educativa o Manaustrans também está realizando uma pesquisa para verificar se a preferência da população recai sobre as faixas de pedestre ou sobre as passarelas. “A Prefeitura está estudando a forma mais efetiva de garantir a travessia segura nas vias públicas. Para isso é melhor que os próprios usuários nos digam a melhor forma de atendê-los. É melhor uma faixa que funcione do que uma passarela inutilizada”, explica Nogueira.

O aposentado Roberto Valicute, 78, diz preferir atravessar a rua na faixa. “Para a terceira idade é mais complicado subir e descer as escadas. Por isso é importante a valorização do pedestre por meio das faixas”, afirma o aposentado.

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, a Prefeitura desenvolve também outras campanhas educativas, envolvendo temas como a não utilização de celular pelo condutor do veículo e a importância do uso de itens como cinto de segurança e a cadeirinha. “Promover um trânsito mais humano e organizado é uma determinação do prefeito Amazonino Mendes. E para isso não basta fiscalizar, precisamos também educar”, conclui.


Fonte: Portal Prefeitura/Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Prefiro "ordem com choque".
    Cada individuo que atravessasse a rua, em frente o shopping que voce tem que torcer o pescoso para vê-lo, ganharia um choque nas canelas, outro na testa. As duas passarela esta a menos de 100 metros dos locais de maior fluxo de pessoas. Indulgente, incivilizados os que assim agem. CHOQUE NELES.
    Quanto aos idosos, nao tem desculpas, na passarela no inicio do viaduto, tem rampa que por ironia, ja sai dentro de um dos shoppings...

    ResponderExcluir
  2. gostei da abordagem.
    Que tal agora direcionar a atenção para os sinais de pedestres q existem em alguns lugares onde o condutor não respeita...e olha q são sinais de pedestre, ou seja so acionados quando se tem pedestre e mesmo assim os motoristas não respeitam passam mesmo..canso de ver isso em frente o hospital Tropical.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado