sexta-feira, 27 de maio de 2011

"DÊ PREFERÊNCIA À VIDA. RESPEITE O PEDESTRE"

 
Nesta semana a Prefeitura de Manaus está realizando uma Campanha Educativa de Trânsito na zona Leste da cidade, concentrada na Avenida Autaz Mirim, com o objetivo de tentar mudar a realidade constatada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito - Manaustrans, no que diz respeito às estatísticas de vítimas de acidentes de trânsito com envolvimento em atropelamentos. Trata-se da Campanha “USE A PASSARELA”.

Conforme a Manaustrans, um dos fatores que mais contribuem para esta situação é a resistência das pessoas em usar as faixas de pedestres e passarelas, concorrendo com o desrespeito dos motoristas a elas, e um dos objetivos da campanha lançada pela Prefeitura é conscientizar a população sobre a importância do uso da passarela e faixa de pedestre.

Mas este não é um problema exclusivo da Cidade de Manaus. Em muitas cidades brasileiras o problema está presente nas principais vias de circulação de veículos e pedestres. E vem sendo um desafio que poucas cidades conseguiram significativo avanço e sucesso, como por exemplo, a cidade de Brasília, onde já se percebe certo respeito mútuo entre motoristas e pedestres. Mas tudo depende de uma boa campanha educativa de trânsito.

Estou na cidade de São Paulo e já pela manhã, vejo que mais uma cidade estar nesta caminhada para buscar a melhoria tão desejada no trânsito, no que diz respeito à segurança dos pedestres. A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo está nas ruas com a campanha “DÊ PREFERÊNCIA À VIDA. RESPEITE O PEDESTRE”. Trata-se de uma campanha que está inserida no Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes – SMT, que tem como objetivo criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os valores de proteção ao pedestre, de maneira a ampliar a segurança destes e reduzir os índices de acidentalidade por atropelamentos.

 Campanha Educativa na Cidade de São Paulo.

Segundo a CET, o pedestre é o personagem mais frágil no trânsito e consequentemente sua maior vítima. Aproximadamente 50% das vítimas fatais em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo são pedestres. Em 2010 foram registrados 7.007 atropelamentos e 630 pessoas mortas. Estes dados evidenciem a necessidade de reformular o tratamento que é dado ao pedestre no trânsito. Por este motivo, cabe ao Poder Público provocar uma nova circunstância que possibilite à população reconhecer que existem outras formas de conduta com melhores resultados do que aquelas que estão sendo praticadas no cotidiano das cidades.

O que pude verificar nesta experiência de São Paulo é que muitos motoristas já estão respeitando o trabalho desenvolvido pelos agentes comunicadores, mas por incrível que pareça, vejo que muitos pedestres ainda desrespeitam a orientação dada, atravessando mesmo com sinal vermelho para pedestres. É a famosa pressa de se chegar ao destino, mesmo que para isso se coloque em risco a sua própria vida.

Mas tudo depende de um começo. Parabéns a Prefeitura de São Paulo, parabéns a Prefeitura de Manaus e a todas as iniciativas que tenham por objetivo a melhoria no trânsito e a segurança da população. Precisamos cada vez mais de ações como estas, que não sejam ações isoladas, mas que estejam constantemente no nosso dia-a-dia.

 Campanha Educativa na Cidade de Manaus.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Parabéns pelo tema abordado no Blog,EDUCAÇÃO no transito faz parte da CIDADANIA.UMA GRANDE NAÇÃO SE CONSTROI COM EDUCAÇÃO E CIDADANIA - http://pregopontocom.blogspot.com/2010/12/quando-palavras-nao-sao-capazes-de.html

    ResponderExcluir
  2. Claudemir, boa tarde.

    Sou estudante do curso de Jornalismo da Universidade São Judas Tadeu em são Paulo e, ao ler o post do seu blog, sobre campanhas de conscientização de trânsito, gostei muito de uma foto (anexa).

    Como irei redigir uma matéria a respeito do assunto para o jornal da universidade, entro em contato para saber se você permite que eu a utilize. Deste modo, colocaria o crédito da foto para você na edição do jornal.

    Se aceitar, peço que assine o termo que segue anexo para que eu possa apresentar à faculdade.

    Obrigada.
    Priscila

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado