terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESPECIALISTAS DISCUTEM LEGADO E SUSTENTABILIDADE EM MANAUS


 Evento tem como um dos focos partilhar experiências bem sucedidas e debater a melhor forma de o país fazer com que o Mundial repercuta na vida dos cidadãos.

Publicado originalmente no Portal da Copa.

Discutir experiências e boas práticas ambientais em grandes eventos esportivos. Com esse objetivo, o Ministério do Esporte e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem o Seminário Internacional Copa 2014: Sustentabilidade e Legado. O encontro será aberto nesta quarta-feira (28.09), às 9h, no Hotel Caesar Business, em Manaus.

No período da manhã, o conselheiro da Cidade do Cabo (África do Sul) Brett Herron, o mestre em Desenvolvimento Urbano de Barcelona (Espanha) Pablo Viggione e o embaixador sul-coreano Bok-Hyung Lee são os convidados do painel “Experiências Internacionais de Sustentabilidade em Megaeventos Esportivos”. O debate terá continuidade às 16h50, com palestras de David Noemi, do Comitê Organizador da Copa Feminina da Alemanha, e Alan Charlton, embaixador do Reino Unido no Brasil.

No segundo dia, o coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Esporte, Cláudio Roberto Langone, apresentará as diretrizes brasileiras e a metodologia de trabalho da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014. Representantes dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e do Esporte mostrarão as atividades desenvolvidas pelos cinco núcleos temáticos que compõem a Câmara.

Soluções inovadoras para as cidades-sede são o tema do painel IV, em que vários palestrantes discutirão eficiência energética, resíduos sólidos, gestão e enfoque multiuso das arenas, mobilidade urbana e mudanças climáticas. Participarão o mestre em planejamento de transportes Paulo Sérgio Custódio; o presidente do Conselho de Turismo e Convenções de Amsterdã (Holanda), Henk Markerink; o diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética, Jayme Buarque de Hollanda; o especialista em resíduos sólidos Tarcísio de Paula Pinto; a pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente – Lima/Coppe/UFRJ Denise da Silva de Sousa; e o mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade Lucio Rabelo.

No Painel V, sobre desafios e oportunidades para as cidades-sede, Pablo Vaggione e Bok-Hyung Lee voltarão a participar como palestrantes, ao lado do diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Neio Campos, e do membro da Autoridade Olímpica de Londres Ed McCann.
O seminário reunirá gestores governamentais, pesquisadores, membros da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, representantes internacionais de cidades e países que já organizaram megaeventos esportivos, além de autoridades e personalidades nacionais e internacionais.


Fonte: PORTAL DA COPA




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado