quinta-feira, 10 de setembro de 2009

JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS

Que tal uma reestruturação no Jardim Botânico de Manaus?

Recentemente Manaus vem sendo presenteado com novos parques urbanos, como Parque dos Bilhares, Parque Passeio do Bindá, Parque Lagoa do Japiim e mais recentemente o Parque Senador Jefferson Péres. Todos construídos para suprir necessidades que a população procurava para momentos de lazer e entretenimento.

Até poucos tempos atrás a população tinha disponível apenas parques ambientais, construídos já há algum tempo e que atendiam aos que buscavam um passeio tranquilo que possibilitasse ouvir os pássaros e ver espécies da fauna amazônica. Essa é a proposta principal do Parque do Mindú, Horto Municipal, Bosque da Ciência e Jardim Botânico de Manaus.

Agora convêm destacar que em muito se precisa estruturar esses locais para realmente proporcionar momentos de estudo e educação ambiental. Em cada local citado se tem uma atração, um complementa o outro. Para se ver tudo que deseja em um parque ambiental há necessidade de visitar todos e ainda terminar o tour frustrado, pois deixou de encontrar algo que achava ter certeza encontrar em um desses locais.

Seria o momento de estruturar um Parque Urbano digno da Amazônia, que permita os estudiosos avançar nos estudos científicos e que a população possa desfrutar de momentos de apreciação da natureza. Algo que reúna um pouco do Parque do Mindú, do Bosque da Ciência, do Horto Municipal e de outros locais de riqueza ambiental. Defendo que esse local seja o Jardim Botânico de Manaus, local agradável, de boa localização (ao lado da Reserva Adolpho Ducke, jardim botânico por natureza) e que merece nova infraestrutura que permita desfrutar de toda a sua riqueza natural. Talvez uma parceria público-privada ou uma concessão pública seja a alternativa para estruturar o local. Manaus, como portal da Amazônia, merece um excelente Jardim Botânico.

As fotos deste post não são de Manaus, são imagens do Jardim Botânico do Rio de Janeiro/RJ, existente há anos e que passa por cuidados constantes em sua infraestrutura. Local agradável, bonito, limpo, que proporciona paz, conhecimento, admiração e momentos de relaxamento. Um bom exemplo de Jardim.





5 comentários:

  1. Boa noite, Claudemir..
    meu nome é Heloisa Silvio, estou realizando meu TFG-Trab.Final de Graduação, em Arquitetura e Urbanismo, e o meu tema tem muito em comum com a ideia de revitalização do jadim botanico de manaus, gostaria de poder trocar informações a respeito.

    Att,

    Heloisa Silvio

    ResponderExcluir
  2. Caro Helô Silvio. Desenvolver um projeto de TFG parecido com um Jardim Botânico me parece ser um tema bastante interessante. Podemos trocar idéias sobre o assunto. Utilize o meu e-mail para isso. Boa sorte e sucesso. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola Claudemir e Heloisa,
    Trabalho no INPA e estamos tentando desenvolver um projeto mais dinamico de atividades no Jardim Botanico de Manaus. Concordo com voces que o JB de Manaus tem um espaco importante a ocupar na aproximacao do cidadao urbano com a natureza, e em breve uma exposicao tecnico-cientifica do Museu da Amazonia estará aberta ao publico naquele local. A expectativa é de que, com a exposicao, uma agenda de atividades possa ser implementada. Espero que voces visitem, e quem sabe, possamos trocar mais ideias.
    Abracos,
    Rita Mesquita

    ResponderExcluir
  4. Prezada Rita. O Jardim Botânico de Manaus tem importância fundamental para a cidade, com isso qualquer atividade ou investimento no local é de grande significado, logo, seria importante a divulgação da data e horários da exposição técnico-científica a ser realizado pelo INPA. Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,

    Entendo que o tópico é um pouco antigo, mas gostaria de publicar aqui a página na internet do JB de Manaus, www.jardimbotanicodemanaus.org
    Ali vocês podem acessar as novidades do Jardim e entrar em contato conosco, para sempre melhorarmos esse espaço público.
    Aguardamos a visita de todos e abraços

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado