Recentemente Manaus vem sendo presenteado com novos parques urbanos, como Parque dos Bilhares, Parque Passeio do Bindá, Parque Lagoa do Japiim e mais recentemente o Parque Senador Jefferson Péres. Todos construídos para suprir necessidades que a população procurava para momentos de lazer e entretenimento.
Até poucos tempos atrás a população tinha disponível apenas parques ambientais, construídos já há algum tempo e que atendiam aos que buscavam um passeio tranquilo que possibilitasse ouvir os pássaros e ver espécies da fauna amazônica. Essa é a proposta principal do Parque do Mindú, Horto Municipal, Bosque da Ciência e Jardim Botânico de Manaus.
Agora convêm destacar que em muito se precisa estruturar esses locais para realmente proporcionar momentos de estudo e educação ambiental. Em cada local citado se tem uma atração, um complementa o outro. Para se ver tudo que deseja em um parque ambiental há necessidade de visitar todos e ainda terminar o tour frustrado, pois deixou de encontrar algo que achava ter certeza encontrar em um desses locais.
Seria o momento de estruturar um Parque Urbano digno da Amazônia, que permita os estudiosos avançar nos estudos científicos e que a população possa desfrutar de momentos de apreciação da natureza. Algo que reúna um pouco do Parque do Mindú, do Bosque da Ciência, do Horto Municipal e de outros locais de riqueza ambiental. Defendo que esse local seja o Jardim Botânico de Manaus, local agradável, de boa localização (ao lado da Reserva Adolpho Ducke, jardim botânico por natureza) e que merece nova infraestrutura que permita desfrutar de toda a sua riqueza natural. Talvez uma parceria público-privada ou uma concessão pública seja a alternativa para estruturar o local. Manaus, como portal da Amazônia, merece um excelente Jardim Botânico.
As fotos deste post não são de Manaus, são imagens do Jardim Botânico do Rio de Janeiro/RJ, existente há anos e que passa por cuidados constantes em sua infraestrutura. Local agradável, bonito, limpo, que proporciona paz, conhecimento, admiração e momentos de relaxamento. Um bom exemplo de Jardim.
Boa noite, Claudemir..
ResponderExcluirmeu nome é Heloisa Silvio, estou realizando meu TFG-Trab.Final de Graduação, em Arquitetura e Urbanismo, e o meu tema tem muito em comum com a ideia de revitalização do jadim botanico de manaus, gostaria de poder trocar informações a respeito.
Att,
Heloisa Silvio
Caro Helô Silvio. Desenvolver um projeto de TFG parecido com um Jardim Botânico me parece ser um tema bastante interessante. Podemos trocar idéias sobre o assunto. Utilize o meu e-mail para isso. Boa sorte e sucesso. Abraço.
ResponderExcluirOla Claudemir e Heloisa,
ResponderExcluirTrabalho no INPA e estamos tentando desenvolver um projeto mais dinamico de atividades no Jardim Botanico de Manaus. Concordo com voces que o JB de Manaus tem um espaco importante a ocupar na aproximacao do cidadao urbano com a natureza, e em breve uma exposicao tecnico-cientifica do Museu da Amazonia estará aberta ao publico naquele local. A expectativa é de que, com a exposicao, uma agenda de atividades possa ser implementada. Espero que voces visitem, e quem sabe, possamos trocar mais ideias.
Abracos,
Rita Mesquita
Prezada Rita. O Jardim Botânico de Manaus tem importância fundamental para a cidade, com isso qualquer atividade ou investimento no local é de grande significado, logo, seria importante a divulgação da data e horários da exposição técnico-científica a ser realizado pelo INPA. Forte Abraço.
ResponderExcluirOlá pessoal,
ResponderExcluirEntendo que o tópico é um pouco antigo, mas gostaria de publicar aqui a página na internet do JB de Manaus, www.jardimbotanicodemanaus.org
Ali vocês podem acessar as novidades do Jardim e entrar em contato conosco, para sempre melhorarmos esse espaço público.
Aguardamos a visita de todos e abraços