segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PARQUE SENADOR JEFFERSON PÉRES



O Novo Parque Senador Jefferson Péres

Neste último final de semana tirei uma tarde para conhecer o novo parque recentemente entregue pelo Governo do Estado, denominado Parque Senador Jefferson Péres. Localizado no Centro de Manaus, entre a Av. Sete de Setembro e a Av. Manaus Moderna, o parque faz parte de mais uma etapa do programa denominado PROSAMIM (Programa Social e Ambiental de Recuperação dos Igarapés de Manaus).

Há muitos anos Manaus não vinha ganhando espaços urbanos construídos para convivência familiar. O mais frequentado e com infraestrutura mais adequada para todas as faixas etárias, o Parque Urbano da Praia da Ponta Negra se apresentava como uma única alternativa para entretenimento da população, há muitos anos.

Um novo momento foi vivido pela população em se tratando de espaços públicos projetados para a coletividade quando foi entregue pela prefeitura de Manaus o Parque Ponte dos Bilhares, construído em plena Constantino Nery e Djalma Batista. Esse parque foi o marco para mostrar que Manaus carece de espaços públicos, uma vez que a sua visitação extrapolou e extrapola todas as expectativas de visitação e uso. Com o sucesso do Parque dos Bilhares veio o Parque Passeio do Bindá, o Parque Lagoa do Japiim e mais recentemente o Parque Senador Jefferson Péres. Todos estes parques de categoria urbana que há muitos anos não eram construídos em Manaus.

O Parque Senador Jefferson Péres se apresenta como um parque para passeio e contemplação, uma vez que não possui espaços para atividades esportivas como presentes no Bilhares. Possui passeios propícios para caminhadas e ciclovia, playgrounds, orquidário, praças temáticas, lanchonetes, chafariz e extensos jardins, todos com iluminação decorativa, esta colocada sem preocupação com a economia. O grande ganho com o projeto realizado foi a melhoria da qualidade de vida dos moradores com opções de lazer e entretenimento, o incentivo ao turismo e o que mais se destaca, o resgate histórico ao redor o Palácio Rio Negro e Pontes Romanas I e II, que teve seu aspecto paisagístico melhorado consideravelmente.

O novo Parque possui uma área de 53mil metros quadrados de áreas urbanizadas, para se somar aos outros parques já existentes e entregues pelo poder executivo municipal e estadual. Há previsão de entrega de mais cinco parques pelo Programa Prosamim do Governo do Estado. Ouvir falar que o governo municipal estar programando a revitalização do CSU do Parque 10 para a criação de um novo parque urbano. Não tenho dúvida que o caminho seja esse, a produção de área pública para atender aos anseios das crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando espaços prazerosos ao convívio e esteticamente belo para o desfrute da população.

Mas um lembrete: não vamos esquecer que após a entrega e inauguração de um espaço desses, a etapa seguinte é a manutenção constante dos equipamentos, não deixando a população destruir e realizando os reparos necessários para manter sempre a infraestrutura disponível para a população. Não há parque bom que suporte o uso constante se não houver uma manutenção periódica em seus espaços. É um desafio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado