quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Mobilidade em Manaus.

Em sua quase totalidade, Manaus vem sendo adaptada cada vez mais para o uso do automóvel, em função do grande crescimento da frota. Em nossa capital, no qual encontramos ônibus coletivos, micro-ônibus, kombi- lotação, táxi-lotação, moto-táxi e táxi convencional, o automóvel ainda se apresenta como a única alternativa eficiente de transporte, beneficiando principalmente as pessoas com melhores condições financeiras, ou seja, uma pequena parcela da população. E é o automóvel um dos sonhos de consumo de muitos manauaras.


O sistema de transporte público da cidade, como há muito tempo se apresenta, está longe de ser considerado eficiente e suficiente para atender as necessidades de locomoção da população. Mesmos com os avanços realizados até hoje, problemas envolvendo gratuidade, tarifas, renovação da frota, custos operacionais e de gestão ainda são freqüentes nos noticiários locais. O certo é que o automóvel se apresenta como a solução da mobilidade e acessibilidade, o que não deixa de ser um mero engano.


A situação do trânsito em Manaus vem se agravando cada vez mais em função do aumento desenfreado da frota de veículos em circulação na cidade. A cada dia novos carros de passeio são inseridos nas vias, ocasionando engarrafamentos, transtornos viários e acidentes de trânsito. Soluções são apresentadas pelo poder público como a construção de viadutos, alargamentos, prolongamentos e aberturas de novas vias, pequenas intervenções, mudanças de direção, direita livre etc., mas estão longe de resolver de forma definitiva os problemas de mobilidade na cidade.


O aumento da frota de automóveis e de motocicletas em Manaus, na proporção que vem ocorrendo, tem grande possibilidade de agravar ainda mais a situação do trânsito, comprometendo a saúde pública e a qualidade de vida na cidade. Há necessidade urgente de se implantar novas soluções para o transporte público de massa, e principalmente, desenvolver um Plano Diretor de Transporte para a cidade.


Caso Manaus seja escolhida como uma das cidades sede da Copa de 2014, haverá grandes possibilidades de avanços nas soluções de mobilidade, principalmente no transporte público, uma vez que recursos de grandes proporções serão disponibilizados para a infra-estrutura das cidades.

2 comentários:

  1. Olá Companheiro Claudemir, boa tarde!

    Quero parabenizá-lo pela iniciativa e dizer que a idéia é valiosa e produtiva, sua página está muito bem idealizada e os assuntos veículados estão ótimos, gostei muito.

    Agora, vai uma sugestão para a melhoria do trânsito, no encontro das ruas Pará e Maceió. Veja, se fosse fechada a alternativa para virar à esquerda e todos os veículos fossem fazer o retorno na Praça Chile, penso que fluiria muito mais o trânsito naquele local na hora rush. Outro dia mando-lhe mais observações de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Claudemir, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado