sexta-feira, 24 de abril de 2009

Parintins e o seu porto do LAGO DA FRANCESA

Em uma recente visita a cidade de Parintins/AM, agora com visão crítica de arquiteto e urbanista, tive a oportunidade de observar a forma como se apresenta a ocupação espacial do porto do LAGO DA FRANCESA, em especial o entorno do Mercado, no final da Avenida Amazonas.

De vários espaços que a cidade possui este local é sem dúvida um dos mais movimentados da cidade. Há circulação de toda natureza: de pessoas, de bicicletas, triciclos, motos, carros leves, carros pesados e embarcações (canoas, rabetas, voadeiras, lanchas, barcos...). Da mesma forma há circulação de mercadorias mediante a comercialização de carne, peixe, verduras, café regional, estivas, artesanatos e uma forte atividade de prestação de serviços.

Muitos profissionais da cidade dependem da vida proporcionada pelo porto do Lago da Francesa. Comerciantes, catraieiros, feirantes, moto-taxistas, tricicleiros e demais prestadores de serviços tiram seus sustentos das atividades geradas por este espaço urbano. Semelhante situação é vivida em Manaus, no entorno da Feira da Manaus Moderna e do Porto da Antiga Escadaria dos Remédios.

São espaços únicos, presentes na maioria das cidades do Amazonas. Forte na sociedade local, forte na expressão social e marcante nos seus aspectos urbanísticos.

Se olhado sob o aspecto romântico... Uma obra prima do espaço espontâneo.

Se olhado sob o aspecto técnico... Uma obra prima do caos urbanístico.

Se você for para o Festival Folclórico de Parintins, reserve um tempo para visitar o porto do Lago da Francesa no final da Avenida Amazonas, e veja que muito ainda se tem para aprender sobre a nossa região e nossos costumes. Uma ótima aula prática de urbanismo regional.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa... e realmente analisando pela ótica de quem entende é possível vermos a realidade e o caos de um dos municípios mais atrantes turisticamente, tanto pela cultura, quanto pela história e que merece ser apreciado em sua totalidade. Um abraço!

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado