sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE - EDITAL 2012


Texto retirado do Portal da Prefeitura de Manaus.

As inscrições para bolsas de estudo do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, iniciaram no dia 10, terça feira, e vão até o dia 24 de janeiro.

O Processo Seletivo 2012 vai disponibilizar 21.406 vagas em 13 Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídas entre 55 cursos das áreas de Humanas, Exatas e de Saúde. As vagas são para as faculdades Dom Bosco, Esbam, Fametro, Uninorte, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa e Boas Novas.

Em três edições, – o Programa iniciou em 2009 – o Bolsa Universidade já concedeu 20.007 oportunidades de acesso ao ensino superior. Cento e setenta mil pessoas já se inscreveram no Programa, e 70% dos bolsistas são mulheres. A previsão deste ano é de 60 mil inscritos.

As inscrições somente poderão ser feitas pela internet, no portal da Prefeitura de Manaus, www.manaus.am.gov.br. Para facilitar o acesso foi firmada parceria com a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), que disponibiliza 60 lan houses, nas quais 240 bolsistas do programa estão auxiliando os candidatos nas inscrições. A lista com os endereços dessas lan houses estam disponível no portal da Prefeitura.

O anúncio das vagas foi acompanhado pelos representantes das Instituições de Ensino Superior participantes do Programa Bolsa Universidade. A novidade foi a entrada da faculdade Boas Novas que vai oferecer 350 vagas.

Durante a entrevista, o diretor da Faculdade Martha Falcão, Cláudio Oliveira, elogiou o Programa Bolsa Universidade que, atende a uma lacuna deixada pelo Prouni e Fies. “O Programa Bolsa Universidade deveria ser modelo para outras prefeituras, pois não só atende a uma demanda de alunos, como também ocupa vagas ociosas das instituições de ensino”.

Segundo a diretora de Marketing da Uninorte, Alessandra Giglio, trinta por cento do quadro de alunos da universidade, participa do PBU. “É a sociedade quem tem a ganhar com o programa e, nós estamos de braços abertos para receber esses alunos”, declarou.

O diretor da Nilton Lins, Vitangelo Plantamura, destacou que uma das grandes preocupações da faculdade é com a fixação dos alunos nos cursos. “Nossa preocupação é com a continuidade do aluno no curso, e hoje estamos colhendo os primeiros frutos dessa parceria com o Programa Bolsa Universidade, com a conclusão de curso por bolsistas”.

A diretora da Literatus, Rita Monteiro, informou que a faculdade oferece acompanhamento psicopedagógico aos alunos, principalmente aos que estão há muito tempo sem estudar. Apoio que também é oferecido por outras instituições participantes do Bolsa Universidade.

O Processo Seletivo

São requisitos para participar do processo seletivo: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter sido aprovado em vestibular para o período letivo de 2012/1 em uma das IES participante do programa, ou já estar vinculado a um dos cursos oferecidos; ser residente na cidade de Manaus; não possuir diploma de curso superior; se comprometer em participar dos programas, atividades e projetos realizados pela Prefeitura de Manaus; e não acumular benefícios da mesma natureza, oriundos do Poder Público.

Documentos necessários

Após a inscrição pela internet, os candidatos devem ficar atentos a entrega de documentos que será no período de 25 de janeiro e 07 de fevereiro de 2012.
Devem ser apresentados os documentos do candidato e dos demais membros da família, residentes na mesma casa. São eles CPF, RG, Certidão de Nascimento, Declaração de Renda Familiar, Comprovante de Renda, Declaração de Renda de Autônomo, Comprovante de Residência, Comprovante de aprovação em vestibular – para o período letivo de 2012/1 (para estudantes que irão cursar a partir do segundo período em 2012/1, declaração ou outro documento atualizado que comprove vínculo com a IES), e Laudo Médico com o CID (para Pessoa com Deficiência). Apenas laudos médicos e declarações deverão ser entregues em via original.


FONTE: Portal da Prefeitura de Manaus.



Acompanhe o Blog:



Um comentário:

  1. Quando me escrevi no bolsa universidade não imprimi a declaração de renda familiar e agora não consigo imprimi,pois o site não permiti acesso o que faço pois tenho que levar para entregar na faculdade .

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado