terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A NOVA DIRETORIA DO IAB/AM

 INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - IAB
DEPARTAMENTO DO AMAZONAS




Em 19 de Dezembro de 2011, em Assembleia realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Amazonas – CREA/AM, em Manaus, foi instituída a Nova Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, Departamento do Amazonas, para o Biênio 2012/2013.

A convocação da Eleição do IAB/AM foi feita pelo então presidente da entidade, arquiteto e urbanista Edmar de Oliveira Andrade, que na ocasião e em presença de alguns profissionais sócios, aclamaram a única Chapa inscrita.

A Nova Diretoria do IAB/AM para o Biênio 2012/2013 será composta pelos seguintes profissionais arquitetos:


CONSELHO DIRETOR

PRESIDENTE:
CLAUDEMIR JOSÉ ANDRADE

VICE-PRESIDENTE:
KARINA VIEIRALVES CARVALHO

SECRETÁRIO GERAL:
JACQUELINE COSTA VIANA

1° SECRETÁRIO:
PEDRO SEFFAIR NETO

1° TESOUREIRO:
LANDA CRISTINA BERNARDO DA SILVA

2° TESOUREIRO:
DAVI ARCE FLORES

DIRETOR:
JEAN FARIA DOS SANTOS

CONSELHO FISCAL

1° CONSELHO FISCAL:
MELISSA ALVES TOLEDO

2° CONSELHO FISCAL:
JOMINI CARLOS MINEIRO DE ALENCAR

3° CONSELHO FISCAL:
EDNEY DA SILVA QUEIRÓZ

CONSELHO SUPERIOR

CONSELHO SUPERIOR:
ANTÔNIO ROBERTO MOITA MACHADO

SUPLENTE 1° CONSELHO SUPERIOR:
ALINE FARIA SIQUEIRA

CONSELHO SUPERIOR:
JOÃO BOSCO BADER CHAMMA

SUPLENTE 2° CONSELHO SUPERIOR:
SILVANA FONSECA COUTINHO

CONSELHO SUPERIOR:
EDMAR DE OLIVEIRA ANDRADE

SUPLENTE 3° CONSELHO SUPERIOR:
JOÃO RAPHAEL POMPEU NORONHA

Em um texto simples e objetivo, extrair do site do IAB/Nacional o que é e o que representa a entidade, descrito nas seguintes palavras:

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega arquitetos unidos em torno de um objetivo principal: o contínuo aprimoramento da arquitetura feita no Brasil, em defesa e em benefício do ambiente de vida de todos os que aqui habitam, em defesa e em benefício das paisagens urbanas e não urbanas do país, as quais constituem elementos essenciais da cultura nacional, sendo patrimônios inestimáveis da população brasileira. A busca desse objetivo é o elemento que dá sustentação e sentido a quaisquer ações e iniciativas do IAB, seja no campo da defesa do digno exercício profissional da arquitetura e dos seus princípios éticos mais elevados, seja no campo do ensino da arquitetura e de sua divulgação entre pessoas não diretamente ligadas ao exercício dessa profissão.


Sendo a mais antiga das entidades brasileiras voltadas aos temas ligados à arquitetura e ao exercício da profissão de arquiteto-urbanista (o IAB é herdeiro direto do Instituto Brasileiro de Arquitectura, que foi fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921), o sistema IAB goza de grande prestígio e respeito não só entre os quase 100 mil profissionais de arquitetura e urbanismo atualmente existentes no país, mas, também, entre os estudantes desta profissão, bem como entre o público leigo em geral. Tais prestígio e respeito decorrem não só dos mais de 90 anos de experiência e ação continuada, que são parte fundamental do patrimônio do IAB, mas, principalmente, do conteúdo desta ação, que foi sempre marcado pela defesa incondicional da qualidade da arquitetura feita no Brasil e pela defesa da qualidade dos lugares em que vivem as populações das diferentes regiões do país, considerados tanto seus aspectos funcionais, ecológicos e ambientais, quanto seus aspectos históricos e artísticos.


Atualmente, o IAB é um sistema formado por 27 Departamentos, sediados nas diferentes unidades da Federação, os quais possuem, por sua vez, núcleos nos municípios de maior relevância; este sistema, cuja ação cobre praticamente todo o território do país, é encabeçado por uma Direção Nacional, responsável pela articulação e pela coordenação do todo, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional. 


Por meio de sua Direção Nacional, o sistema IAB se faz representar nos órgãos da administração federal; é também por meio de sua Direção Nacional que o IAB se vincula a entidades internacionais, dentre as quais merecem destaque a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).

O desafio de conduzir o IAB/AM nos próximos dois anos não será tarefa fácil, em função da situação atual da entidade, carente de estrutura física, orçamentária, administrativa etc. Muito trabalho de base precisa ser realizado e resgatado.

Ainda nesta primeira quinzena de Janeiro, haverá a primeira reunião do Conselho Diretor, onde começarão a ser traçadas as primeiras metas do IAB/AM para os próximos dois anos.

Desafios definidos... Metas a cumprir. Mãos à Obra.


Claudemir José Andrade
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento do Amazonas.




Acompanhe o Blog:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado