O Governo do Estado do Amazonas, por meio de sua
Secretaria Estadual de Infraestrutura, vem anunciando para os próximos dias o
início das tramitações necessárias para a obra de duplicação da Rodovia Manoel
Urbano, AM-070, via que liga Manaus à cidade de Manacapuru, via Ponte Rio
Negro.
Com a construção e entrega da obra da Ponte Rio
Negro, no qual possui em suas extremidades vias duplicadas, a duplicação da
rodovia passou a ser necessária em função do aumento significativo de veículos
circulando por suas faixas, uma vez que o acesso à região ficou facilitado pela
construção da ponte e a ligação direta com a capital amazonense. Uma travessia
entre o Município de Manaus e o Município de Iranduba que antes durava cerca de
uma hora, via balsa, agora é realizada em poucos minutos, via ponte.
Deverão ser investidos cerca de R$ 230 milhões, com
obras concentradas no trecho entre a Ponte Rio Negro e a entrada da via que
liga à cidade de Novo Airão. Aproximadamente 80 quilômetros de via previstas
com acostamento, com previsão de sua conclusão até o final de 2013. O governo
prever que até a primeira quinzena de abril deste ano a ordem de serviço da
obra seja assinada.
Recentemente, após a entrega da Ponte Rio Negro,
fiz utilização dessa via. Foi quando fui conhecer a Praia Açutuba, com entrada
no quilômetro 28 da via. Trata-se de uma rodovia sem canteiro central e
acostamento, de fluxo intenso e pouca sinalizada. Via de extrema importância
para os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, pois é através dela
que a economia desses municípios se desenvolve.
Destaco, mais uma vez, que entendo que a sua
duplicação hoje se faz necessária. Com a Ponte Rio Negro, a duplicação é
essencial. Além do mais, toda e qualquer melhoria de nossas rodovias são bem
vindas, pois melhora a mobilidade intermunicipal. Agora é importante que o
governo tenha a preocupação de criar políticas de Gestão Urbana (e Rural) para
disciplinar o Uso do Solo em todo o trajeto da rodovia, evitando que conflitos
sejam criados e que possam prejudicar o bom funcionamento da via, além do meio
ambiente. Para esse papel, é fundamental colocar em prática os fundamentos e
princípios do Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus, elaborado e
ainda muito pouco aplicado e conhecido.
Exagero de minha parte? É só observarmos o que
ocorreu com a AM-010 (nossa Avenida Torquato Tapajós), que quando foi duplicada
(da entrada do aeroporto até o entroncamento da BR-174) sofre uma grande
transformação. Se nos dias atuais essa duplicação não tivesse ocorrida, será
que a mesma estaria como hoje se encontra? Certamente que não.
Outro exemplo. Observem a Avenida do Turismo: o
trecho duplicado (da Av. Cel Teixeira, na Ponta Negra, até a entrada da Av.
Santos Dummont, via do Aeroporto) e o trecho não duplicado (da via do Aeroporto
até a Av. Torquato Tapajós, no Café da Joelma). Vejam quanta diferença de Uso
do Solo. Será que este segundo trecho estaria da forma como se encontra se a
mesma tivesse sido duplicada? Certamente que não.
Estas transformações proporcionadas pela
infraestrutura é que me permitem afirmar que cuidados devem ser tomados para
evitar conflitos urbanos.
No mais, que seja bem vinda as melhorias na Rodovia
Manoel Urbano. A mobilidade agradece.
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