terça-feira, 6 de outubro de 2009

MONOTRILHO E BRT: OS SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVOS DE MANAUS

BRT, sistema defendido pelo Governo Municiapal.


Monotrilho, sistema defendido pelo Governo do Estado.


Manaus terá Monotrilho e BRT como sistema de transporte coletivo.


Visando a solução do sistema viário caótico da cidade de Manaus, o Governo do Estado do Amazonas vinha defendendo o sistema de transporte coletivo denominado Monotrilho, sistema elevado que ligaria a zona norte de Manaus ao centro da cidade. Da mesma forma a Prefeitura de Manaus vinha defendendo o sistema BRT, sistema denominado “expresso”, que há tempos atrás foi implantado na cidade, mas que não deu certo por vários motivos.


Considerando que recursos do Governo Federal será o principal meio de viabilidade econômica para o sistema, o impasse estava feito, pois nenhum dos poderes estava disposto a abrir mão de suas convicções.


Após uma longa conversa entre Governador e Prefeito, foi anunciado em uma rádio local que o sistema a ser implantado na cidade será um sistema “híbrido”. O Governo do estado irá implantar o monotrilho e o Governo Municipal o sistema BRT (expresso), ambos interligados por um sistema integrado de transporte, visando a solução da mobilidade através da prestação de serviços de transporte coletivo eficaz, com a capacidade de transporte de passageiros duplicada.


Com isso, a população ver com esperança a solução dos problemas enfrentados atualmente no transporte coletivo e individual. Quem sabe num futuro próximo os proprietários de veículos individuais não deixem seus veículos em casa e passem a utilizar o transporte coletivo, utilizando um sistema integrado entre metrô/ônibus/carro, melhorando com isso até o fluxo viário com a redução de veículos circulando na cidade.


Vamos torcer que os projetos saíam do papel e das palavras e que virem realidade. Se esperança é a última que morre... dias melhores para a mobilidade urbana na cidade virão. Sucesso aos gestores executivos e boa sorte no grande desafio.



3 comentários:

  1. Segue algumas sugestões que poderiam ajudar projeto: Criar corredores ou monotrilhos na Orla, ex: Percuso principais, Ceasa, Feira da Panair, Amarelinho no Bairro Educandos indo ate Porto de Manaus no Centro. Monotrilho ou corredores suspensos pelo Igarape localizado na avenida Brasil chegando ate Centro. Corredores do Monotrilhos ligando Bola da feira do produtor passando pela grande circular, bola do são jose seguindo pelo distrito industrial ate bola da suframa chegando neste seriam alimentado por onibus.
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo antes do projeto Expresso ser aplicado em manaus como solução de problemas do trânsito, várias pessoas esclarecidas (médio nível social) já sabiam de seu fracasso, a exemplo disso, vejo que infelizmente existem coisas (isto é, decisões) que não dependem somente da vontade do povo ou povão. Se houvesse, um planejamento adequado, uma consulta de campo, um estudo adequado do transito, veriamos que Monotrilho seria a escolha certa. Agora, depois de ja ter gasto os tubos com o Expresso (projeto do Alfredo), esperamos que mesmo depois da copa 2014, que esse projeto dê certo sempre e, que não venha ser mais um dos vários projetos sem a sua devida manutenção. Acredito que haverá depredação por parte de garotos sem juízo, haverá problemas em arcondicionados, bancos sujos e falta de higienização (lavagem completa), mas isso é uma previsão que poderá ser evitada se houver seriedade no serviço prestado. Como exemplo da falta de seriedade, posso citar os nossos ônibus que antes eram novos e refrigerados com arcondicionados, lembro me que em alguns haviam tv's com programação local. Agora vemos ônibus velhos, sujos, sem manutenção nos arcondicionados, sem tv's, isso é apenas um exemplo que tudo que é novo dura pouco. Mas acredito que o Monotrilho durará sempre, e será bem cuidado pela empresa e o povão, afinal somos organizados e limpos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você meu caro leitor. Acredito que a população irá receber o Monotrilho com orgulho e deverá cuidar. Mas devemos ser fiscais, junto com o gestor, para evitar vandalismo, que infelizmente encontra-se em todos os lugares.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado