segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ - BELÉM/PA

Em minha breve passagem por Belém/PA, tive a oportunidade de conhecer uma das mais belas igrejas do Brasil, já visitas por mim, que é a Basílica Santuário de Nazaré. Com excelente arquitetura de época, a Basílica representa com todo o esplendor e a magnitude que é o Círio de Nazaré, uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do Mundo, reunindo, anualmente, aproximadamente 2 milhões de romeiros, em uma caminhada de fé pelas ruas da capital paraense, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Na internet, no Portal Basílica Santuário de Nazaré, encontra-se um pouco da história da Basílica, no qual publico alguns tópicos neste post, ilustrado com fotos tiradas por mim, em Fevereiro de 2011.

Do Portal Basílica Santuário de Nazaré:

Inspirada na Igreja de São Paulo, de Roma, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré foi projetada pelos italianos Gino Coppedé (arquiteto) e Giusepe Pedrasso (engenheiro), que conceberam o que havia de mais suntuoso e de mais belo nas igrejas italianas para esse templo.

O centro desta grandiosa Basílica Santuário é o altar onde está a Virgem de Nazaré. Para lá tudo converge e é de lá que se irradia a fé e a arte deste templo. Os vitrais contam a história da Bíblia e os mosaicos rezam a Salve Rainha, através dos anjos.

As naves laterais apresentam mosaicos com as principais passagens da vida de Nossa Senhora e de mulheres com virtudes bíblicas. Os anjos se mostram em todos os lugares, acompanhando os visitantes com seus olhares da preciosidade do mosaico, da elegância do mármore, do requinte do vidro e da beleza da madeira.

A Basílica Santuário compõe-se da elegância do mármore de Carrara europeu, do requinte dos estuques espanhóis, da exuberância dos vitrais franceses, dos mosaicos e sinos italianos, dos candelabros milaneses, dos lampadários venezianos e das estátuas do escultor Antônio Bozzano.


A Basílica é, no Brasil e no mundo, uma das mais imponentes e suntuosas construções dedicadas à Nossa Senhora. Com 62m de comprimento, 24m de largura e 20m de altura é composta por cinco naves, 36 colunas de granito maciço italiano, duas torres de 42 m de altura, 54 vitrais, 38 medalhões em mosaico de 1,5 m de diâmetro, 11 altares, 19 estátuas feitas de puro mármore de Carrara, 24 lampadários venezianos, nove sinos, três portas frontais feitas de bronze, uma cripta e um órgão com três teclados e 1.100 tubos.

O piso é feito de pedra branca de Trani, amarelo de Verona, verde dos Alpes, escuro de Pôrtoro, vermelho de Levanto e Pórfiro. As paredes são revestidas com faixas de vermelho e amarelo de Verona. Os rodapés são revestidos com verde de Polcévera e coral.

A sua imponente fachada é composta por uma escadaria de pedra lioz (de origem portuguesa), dois declives semilunares de granito escuro que levavam ao átrio coberto. O forro do pátio é revestido de estuques de cimento para resistir à umidade equatorial. Na frente, quatro colunas de granito róseo maciço ornamentam o templo sendo que mais quatro pilares feitos do mesmo material ladeiam as três portas de entrada, por trás.

A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é uma grandiosidade de fé e arte, feito do fervor de um povo, do bom gosto dos seus idealizadores e da ousadia dos Padres da Congregação Barnabita.

Todo esse conjunto memorável forma um verdadeiro Santuário em louvor à Virgem Santíssima. Desde 1992, a Basílica de Nazaré é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará, devido seu grande valor histórico, religioso, artístico e cultural.


FONTE: PORTAL BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ.

FOTOS: CLAUDEMIR ANDRADE, 2011

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Um comentário:

  1. A basílica é uma das inúmeras riquezas que meu Pará possui, amo meu estado, minha cidade e minha comunidade, tenho orgulho de ser paraense.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado