sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PARTICIPAÇÃO DE CURSO NO MÉXICO

Esta semana, de 15 a 22 de novembro, estou tendo a oportunidade de participar de um curso organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, denominado “Curso de Gestão Integral de Desenvolvimento Econômico Territorial", que está acontecendo na Cidade do México/DF, MÉXICO.


Este curso, oferecido pelo BID para vários municípios da América Latina, conta com a participação brasileira por meio de dois Estados: Amazonas, no qual tem o município de Manaus como convidado, e Mato Grosso do Sul, sendo representado pelo município de Campo Grande. Além do Brasil, outros países também estão presentes no qual listo o próprio México, Guatemala, Honduras, Peru, Equador, Chile, Argentina, Bolívia, Estados Unidos e Uruguai.


O curso tem como finalidade e objetivo fortalecer as capacidades das equipes de governos em conceitos, ferramentas e estratégias que promovam uma Gestão Integral de Desenvolvimento Econômico Territorial, permitindo implementar e acompanhar de uma forma integral os distintos programas, projetos e ferramentas de gestão que dispõe um governo municipal para estimular e fomentar o desenvolvimento econômico e territorial.


O curso é oferecido pelo BID, através do Instituto Interamericano para El Desarrollo Económico y Social – INDES, instituição que oferece cursos orientados para profissionais de organizações públicas e privadas, ONGs, universidades, organismos internacionais e outras instituições de nível nacional, regional e local, que trabalham na busca de uma maior efetividade no desenvolvimento dos países da América Latina e Caribe. Durante cinco dias serão desenvolvidos 5 módulos: 1. Módulo de Finanças Públicas Municipais; 2. Módulo Desenvolvimento Produtivo Local e Regional; 3. Módulo Habilidades Gerenciais para Administrar Mudanças; 4. Módulo Associações Público-Privadas e; 5. Módulo Gerência de Projetos.


Buscarei aproveitar o máximo das experiências vividas pelos instrutores do BID em vários países da América Latina e Caribe, bem como a própria exposição de projetos dos países participantes, que com certeza serão pontos fundamentais para posicionar os projetos da cidade de Manaus no cenário Latino.


Aproveitarei para conhecer um pouco da Cidade do México, em alguns aspectos como trânsito, transporte público, praças, calçadas, equipamentos urbanos etc., que em breve deverei expor neste blog.


Até a volta e continuem a visitar este espaço.

Acompanhe o blog pelo twitter

http://twitter.com/blogdoclaudemir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado