sexta-feira, 27 de abril de 2012

CARTA DO 1° FÓRUM DE BICICLETAS MANAUS




Carta do 1° Fórum de Bicicletas Manaus revela compromissos que incentivam o uso da bicicleta.

Cada vez mais a bicicleta é encarada como parte da solução para problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, aliando preceitos da sustentabilidade, como saúde, inclusão social e economia. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012), em vigor desde 13 de abril de 2012, fortalece o poder público municipal para priorizar modos não motorizados e coletivos de transporte. A bicicleta se destaca, pois ocupa pouco espaço, não polui, é econômica e um dos modais mais eficientes em distâncias de até 15 km, podendo ser facilmente integrada ao sistema de transporte coletivo. Contudo, hoje apenas 1% da população de Manaus usa a bicicleta como meio de transporte.

A história de cidades ao redor do mundo que hoje possuem infraestrutura cicloviária abrangente e funcional revela que o número de deslocamentos de bicicleta aumentará rapidamente caso haja investimentos em infraestrutura e educação de ciclistas e motoristas.

O 1º Fórum de Bicicletas Manaus promoveu um debate público que gerou compromissos e encaminhamentos de ações que visam promover o uso da bicicleta como meio de transporte, dos quais destacamos alguns que merecem especial atenção da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada. São eles:

Comprometimento dos órgãos públicos - Maior comprometimento dos órgãos de trânsito municipal (Manaustrans) e estadual (Detran/AM) em incentivar o uso da bicicleta como uma alternativa de transporte em Manaus.

Walter Cruz e Alcy Silva (Manaustrans) indicaram a necessidade de elaborar um estudo de viabilidade para implementar ciclorotas em vias seguras para a circulação de ciclistas, incluindo a sinalização para reforçar o compartilhamento das vias.

Monica Melo (Detran/AM) indicou que ciclofaixas poderão ser implantadas em Manaus nas vias de circunscrição do Estado do Amazonas.

Investimentos em educação – Necessidade de haver investimentos em educação de motoristas e ciclistas.

O Pedala Manaus e a Prefeitura de Manaus lançaram a Campanha “Respeito ao Ciclista” que deve promover a conscientização da sociedade sobre os direitos e deveres estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Nº 9.503/1997) dos usuários de bicicleta como meio de transporte. A campanha acontecerá no período de junho a novembro de 2012.

Implantação de infraestrutura cicloviária – Necessidade de haver investimentos em infraestrutura urbana para promover segurança e aumento dos usuários de bicicleta.

Necessidade de produzir um Plano Cicloviário para ser incorporado ao Plano de Mobilidade Urbana de Manaus que, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, deverá ser elaborado e praticado pelos municípios com mais de 20 mil habitantes dentro do prazo de três anos.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) indicou a construção de um trecho de 4,3 km de ciclovia na Av. Grande Circular ligando o T4 ao T5 ao longo de um segmento paralelo ao BRT, além da instalação de bicicletários.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) indicou a instalação de bicicletários nas estações do Monotrilho e levantou a possibilidade de construir uma ciclovia ao longo de toda extensão. Faltam recursos, mas há predisposição em incorporar a ciclovia ao projeto executivo.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) apresentou ainda a intenção em construir uma ciclovia no canteiro central da Avenida das Torres (trecho 1), ligando o Parque Estadual Sumaúma ao Corredor Ecológico do Mindu.

Alessandra Campêlo, Secretária Estadual de Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), estabeleceu um diálogo com Waldívia Alencar, Secretária Estadual de Infraestrutura (SEINF), para planejar a construção de uma ciclovia ligando o final da Ponte Rio Negro em Cacau Pirêra a Manacapuru (AM-070).

Implantação de infraestrutura de estacionamento – Necessidade de haver investimento público e privado em bicicletários e paraciclos.

Favorecer a integração entre o transporte coletivo e o individual não motorizado (incentivo ao uso da bicicleta), incluindo a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus.

O Pedala Manaus vai fomentar a instalação de paraciclos em locais públicos, órgãos públicos, instituições de ensino, centros comerciais e parques urbanos. A arquiteta e urbanista Cristiane Sotto Mayor projetou um paraciclo modular que oferece espaço para publicidade para atrair investimentos privados e reduzir gastos públicos.

Potencial turístico – Manaus possui um potencial bastante interessante quanto ao turismo relacionado à bicicleta.

Turismo urbano. Gustavo Carvalho, da empresa Kuritbike, demonstrou diferentes formas de interagir com os interessados, oferecendo passeios direcionados, aluguel de bicicletas e outros serviços.

Potencial ecoturístico. O Estado do Amazonas tem um imenso potencial para conciliar turismo de base comunitária com esportes de aventura, trazendo inovação e geração de renda para as comunidades.

Kamila Amaral, Secretária Executiva de Gestão da SDS-AM, instituiu um grupo de trabalho para analisar o potencial da prática do ciclismo em Unidades de Conservação Estaduais.

Virgílio Viana (FAS) demonstrou interesse na elaboração de uma ciclovia rural interligando comunidades ribeirinhas ao longo da margem do Rio Madeira, onde a bicicleta já é utilizada como alternativa de transporte.

Mapeamento de rotas cicláveis em Manaus.

O Pedala Manaus irá coordenar um grupo de trabalho para mapear as melhores rotas de bicicleta em Manaus que deverão servir de base para a publicação de um mapa online.
Espera-se, enfim, que o 1o Fórum de Bicicletas Manaus, oportunidade em que representantes do poder público e da sociedade civil organizada puderam dialogar e discutir sobre a temática, fomente ideias e ações que viabilizem uma melhor infraestrutura para o ciclista urbano, contribuindo assim, para a humanização e melhoria da qualidade de vida na cidade de Manaus.


Manaus, 26 de Abril de 2012.

2 comentários:

  1. Bom dia Claudemir, sou estudante de Eng. Civil e estamos realizando um trabalho de criação de ciclovia na Av. Brasil seguinto para o centro. Se você tiver alguma idéia a acrescentar, peço que me envie.

    Att.

    Liana Thury

    ResponderExcluir
  2. Prezada Liana. Seria muito importante vocês consultarem o Movimento Pedala Manaus, um pessoal muito 10 que vem buscado ações desse tipo na Cidade de Manaus. Abraço e muito obrigado pela visita ao Blog.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado