sábado, 4 de fevereiro de 2012

BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE


Texto retirado no Blog Trânsito e Transporte Público, no JBonline.

O artigo abaixo, escrito por Israel Pereira Marques Neto, educador gaúcho, foi publicado no Diário de Santa Maria, n° 2.476, em 19/04/2010. O tema é bastante atual e serve como reflexão para os governantes brasileiros.

Bicicleta como meio de Transporte, por Israel Pereira Marques Neto.

Acompanhamos diariamente notícias que revelam o descaso do homem com o meio ambiente, ficamos pasmos e céticos com o rumo que a sociedade, baseada no consumo, vem tomando e com a falta de políticas públicas para essa questão. Somos testemunhas da idealização que se constrói em cima da cultura do automóvel e a invasão de veículos motorizados nas ruas. Consequentemente, esses veículos acarretam numa série de contaminações ambientais, bem como em 250 mil mortes e 10 milhões de feridos a cada ano em todo o mundo. Uma alternativa para e redução desse problema seria o incentivo de um transporte menos poluente, saudável e econômico, como a bicicleta.

Para conseguir sua bicicleta, é simples e barato. Pode ser comprada com um investimento em torno de R$ 30 mensais. Se comparada às tarifas de ônibus, ela pode “se pagar” em torno de três meses, além de vir embutida outra vantagem: a economia da academia. Também não podemos esquecer da questão da redução dos gastos com combustível e de tempo, visto que a bicicleta é um dos meios de transporte mais rápidos em distâncias de até 15 quilômetros.


O governo dá uma série de incentivos ao consumo dos veículos motorizados, como a redução do IPI, mas não mostra o mesmo ânimo no incentivo ao uso das bicicletas, esquecendo de incluir nos planos diretores das cidades a construção de ciclovias para garantir segurança aos ciclistas. O Brasil é o terceiro produtor mundial de bicicletas, perdendo para China e Índia. Com uma frota de 60 milhões de unidades, o país tem hoje, de norte a sul, apenas 2,5 mil quilômetros de ciclovias. Segundo dados do Ministério das Cidades, o Rio de Janeiro (RJ) é a cidade com a maior infraestrutura instalada, com 140 quilômetros de ciclovias. Curitiba (PR) aparece em segundo lugar, com 120 quilômetros, seguida por Colombo (PR), com 95 quilômetros.


Para a promoção da bicicleta como meio de transporte seguro, os governantes necessitam apresentar políticas concretas que estimulem seu uso. São necessários incentivos fiscais à aquisição de bicicleta, apoio à instalação de bicicletários públicos, construção de ciclovias e ciclofaixas e integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo. Além disso, deve haver divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado.


É desta forma que conseguiremos alcançar a melhoria das condições de mobilidade urbana, do ambiente e da qualidade de vida nas cidades e democratizar a mobilidade, tendo em conta todas as vantagens e potencialidades que esse meio de transporte não-motorizado apresenta aos mais variados níveis.








FONTE: JBonline (Trânsito e Transporte Público - Marcus Quintella).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado