segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PLANO DE COMUNICAÇÃO

PLANO DE COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTAL PARA TODA ATIVIDADE

Após participar de um curso de curta duração de Gerenciamento de Projetos na Prática, o que antes já entendia que a comunicação dentro de uma empresa era importante, hoje tenho certeza e afirmo que ela é fundamental para o sucesso de qualquer atividade pública ou privada.


E a comunicação em uma instituição se apresenta com várias finalidades, desde da troca de informações, opiniões, idéias e sentimentos, como serve para fornecer um feedback para quem solicita uma ação a ser desenvolvida. Uma boa comunicação permite alcançar excelentes decisões, chega a solucionar problemas, permite se fazer requisições e até influenciar nas ações dos outros. Uma boa comunicação permite que todos os integrantes da instituição cheguem a um entendimento.


Há alguns tipos de comunicação: a verbal, simbólica (escrita) e gestual; a comunicação interna e externa; a formal e informal; e a vertical (quando em organizações) e horizontal (quando entre pares). Quando se aplica a comunicação sempre há a pessoa que codifica a mensagem, ou seja, a fonte que originou a mensagem, a que solicitou uma ação ou a que determinou uma tarefa a ser desenvolvida. Essa mensagem é transmitida ao destino, que é a pessoa receptora que vai decodificar a mensagem e executar a tarefa a ela atribuída. Concluída a tarefa por parte do receptor, a mensagem será devolvida em forma de feedback ao que solicitou a demanda. Quando a comunicação é respeitada em todos os seus princípios, a eficácia das ações é positiva, permitindo que a instituição tenha êxito devido.


Muito dos fracassos das instituições, empresas, escritórios, órgãos afins, são atribuídos a falta de comunicação entre suas partes. É comum presenciar instituições com grandes dificuldades de desempenhar e executar as suas atribuições em função da precária comunicação exercida dentro dela.


Agora, alguns cuidados se devem ter para que se tenha uma comunicação efetiva. Primeiro por parte do emissor, que é a fonte que originou a demanda. Essa pessoa deve preparar previamente e com cuidado a mensagem, deve codificá-la de maneira que o receptor possa traduzir e compreender facilmente o que deve ser feito. A forma como a mensagem vai ser transmitida e por que meio, deve ser analisado com toda a atenção, verificando-se que ela foi transmitida adequadamente e que não criou “ruídos”. O acompanhamento das ações decorrentes da mensagem devem ser certificadas e acompanhadas em sua execução, procurando evitar surpresas.


Logo, muito cuidado com a comunicação na sua atividade. Se ela não vai muito bem, faça uma análise e verifique como ela se comunica internamente e eternamente. Todo cuidado é pouco e precaução é fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado