terça-feira, 10 de novembro de 2009

A CASA DE SEVERIANO PORTO


Em 11 de maio deste ano fiz uma postagem sobre a casa do arquiteto Severiano Porto. A mesma, premiada como arquitetura exemplar na categoria regional, foi desmontada no seu terreno de origem para ceder espaço para a construção de um prédio multifamiliar de alto padrão.


A construtora, procurando não ser tão insensível, fez a doação dos restos de construção para o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAM/AM, que tinha a missão de reconstruir e devolver para a cidade este exemplo de arquitetura, premiada internacionalmente.


Decorridos anos após o ocorrido, até agora não se tem notícias por parte do IAB/AM sobre as providências tomadas pelo Instituto. Sabe-se que o IAB/AM não tem recursos nem para se manter administrativamente, mas há formas de se obter recursos para reverter esta situação, pois motivos não faltam para justificar a aplicação de recursos na reconstrução da casa. Recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, Cultura e Turismo, são alternativas possíveis para buscar parceria.


Agora, não pode deixar o tempo passar e ficar esperando que os recursos caiam do céu. O IAB/AM pegou para si essa responsabilidade e deve ser o principal interessado em reconstruir a casa do mestre Severiano, por representante maior dos arquitetos brasileiros.


E o IAB/AM onde anda? Os restos da casa ainda existem? Há recursos para a sua reconstrução? Há possíveis parceiros interessados na sua reconstrução?


Mais uma vez, com a palavra o IAB/AM.



FOTOS: INTERNET



2 comentários:

  1. CAro arquiteto ,
    na epoca os arquitetos Arq. zadir entào presidente do IAb e Arq. Asclepiades denunciaram ao pres. do Crea-Am sobre a casa e ficaram de tomar providências , me parece que todo o acervo e projetos do arq. Severiano foram tombados pelo IPHAM em 2009(favor checar), quanto a casa se nào houver uma iniciativa privada sera esquecida , propus que fizessemos um projeto ao min. da cultura o qual possui verbas ,a casa esta toda catalogada , serviço feito pelos alunos de uma Universidade local ,desconheço o estado das peças como se trata de madeira de lei , deve estar em bom estado, caso o amigo queira me proponho a elaborar o projeto junto ao Min.da Culrura atraves da OSCIP que participo , gostaria de saber se existe terreno para locar tal casa ..

    grato

    ResponderExcluir
  2. Estou recebendo notícias por e-mail sobre a casa de Severiano Porto, no qual irei fazer uma nova postagem no blog. Toda a ajuda é bem vinda. Por favor entre em contato por e-mail. Abraço.

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado