segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PLANO DE COMUNICAÇÃO

PLANO DE COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTAL PARA TODA ATIVIDADE

Após participar de um curso de curta duração de Gerenciamento de Projetos na Prática, o que antes já entendia que a comunicação dentro de uma empresa era importante, hoje tenho certeza e afirmo que ela é fundamental para o sucesso de qualquer atividade pública ou privada.


E a comunicação em uma instituição se apresenta com várias finalidades, desde da troca de informações, opiniões, idéias e sentimentos, como serve para fornecer um feedback para quem solicita uma ação a ser desenvolvida. Uma boa comunicação permite alcançar excelentes decisões, chega a solucionar problemas, permite se fazer requisições e até influenciar nas ações dos outros. Uma boa comunicação permite que todos os integrantes da instituição cheguem a um entendimento.


Há alguns tipos de comunicação: a verbal, simbólica (escrita) e gestual; a comunicação interna e externa; a formal e informal; e a vertical (quando em organizações) e horizontal (quando entre pares). Quando se aplica a comunicação sempre há a pessoa que codifica a mensagem, ou seja, a fonte que originou a mensagem, a que solicitou uma ação ou a que determinou uma tarefa a ser desenvolvida. Essa mensagem é transmitida ao destino, que é a pessoa receptora que vai decodificar a mensagem e executar a tarefa a ela atribuída. Concluída a tarefa por parte do receptor, a mensagem será devolvida em forma de feedback ao que solicitou a demanda. Quando a comunicação é respeitada em todos os seus princípios, a eficácia das ações é positiva, permitindo que a instituição tenha êxito devido.


Muito dos fracassos das instituições, empresas, escritórios, órgãos afins, são atribuídos a falta de comunicação entre suas partes. É comum presenciar instituições com grandes dificuldades de desempenhar e executar as suas atribuições em função da precária comunicação exercida dentro dela.


Agora, alguns cuidados se devem ter para que se tenha uma comunicação efetiva. Primeiro por parte do emissor, que é a fonte que originou a demanda. Essa pessoa deve preparar previamente e com cuidado a mensagem, deve codificá-la de maneira que o receptor possa traduzir e compreender facilmente o que deve ser feito. A forma como a mensagem vai ser transmitida e por que meio, deve ser analisado com toda a atenção, verificando-se que ela foi transmitida adequadamente e que não criou “ruídos”. O acompanhamento das ações decorrentes da mensagem devem ser certificadas e acompanhadas em sua execução, procurando evitar surpresas.


Logo, muito cuidado com a comunicação na sua atividade. Se ela não vai muito bem, faça uma análise e verifique como ela se comunica internamente e eternamente. Todo cuidado é pouco e precaução é fundamental.



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ULBRA DE MANAUS TEM NOVA DIREÇÃO

Arquiteto e Urbanista Marcos Cereto é o novo Diretor da ULBRA – Campus Manaus.



Nesta semana foi apresentado pela direção da ULBRA o novo Diretor do Campus de Manaus, com currículo recentemente aprovado pela Reitoria, que terá como líder local o Arquiteto e Urbanista Marcos Paulo Cereto.


Professor Cereto, como é chamado pelos colegas e alunos da ULBRA, é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), é mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura pelo PROPAR – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e vem trabalhando o seu doutorado.


Entrou na ULBRA em 2001 e vinha desempenhando atualmente o cargo de Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, missão esta que já foi repassada para outro professor da ULBRA.


Nos anos de 2006 e 2007 tive a oportunidade, como presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano - IMPLURB, de tê-lo como integrante da equipe técnica do órgão, desempenhando o cargo de Gerente de Qualificação Territorial. Neste período, em conjunto com outros projetos e técnicos, elaboramos o Plano Diretor de Parintins/AM, no qual foi inscrito e selecionado para ser apresentado no Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Goiânia/GO.


Marcos Cereto, após apresentação de seu nome como novo Diretor da casa, agradeceu a todos e deixou claro que seu empenho será de levar cada vez mais o reconhecimento da instituição como uma das melhores de Manaus, aperfeiçoando a qualidade do ensino e proporcionando uma melhor formação acadêmica.



FOTO: Marcos Cereto e Claudemir Andrade, em Goiânia/GO.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BIENAL DE ARQUITETURA 2009


O evento da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece no pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo, teve a participação de dezenas de profissionais e estudantes de arquitetura da nossa cidade.


Estudantes de algumas faculdades e profissionais da arquitetura se deslocaram até a cidade paulista para verificar de perto mais uma edição do evento, que tem a fama de ser considerado um dos maiores eventos de arquitetura do mundo.


Contudo, com o retorno de nossos colegas, temos relatos que a BIENAL 2009 deixou a desejar em muitos aspectos. Cita-se o esvaziamento dos salões, a pouca quantidade de trabalhos expostos e a fraca organização do evento. Para alguns a BIENAL deixou de ser um grande evento de fato, já perdendo espaço para o Congresso Brasileiro de Arquitetos, que abrange temas bastantes significativos para a categoria profissional e de acadêmicos.


Para os que ainda desejam visitar a BIENAL 2009 é bom correr, pois o evento vai até o início do mês de Dezembro.


A FEIRA DA EDUARDO RIBEIRO - MANAUS/AM.


Muito comum em nossa cidade que idéias sejam lançadas, implantadas e logo em seguida deixam de existir, seja lá por qual razão. Contudo, algumas idéias logram êxito, permanecem por muito tempo e chegam a ser inseridas no cotidiano da cidade.


A Feira da Eduardo Ribeiro, realizada todo domingo pelo turno matutino no Centro de Manaus é um exemplo de idéias que foram implantadas e que já integram os locais de visitação da população manauara. Essas visitas geralmente ocorrem para saborear um café da manhã, para a realização de compras de artesanato, bijuterias, vestuários, plantas e peixes ornamentais, livros e outros artigos, ou simplesmente para passeio matinal da família ou de companhia a algum turista amigo em passagem por nossa cidade.


Neste fim de semana estive visitando a feira, após um longo tempo sem ir, e constatei o quanto de vida ela até hoje possui. Várias são os expositores que desempenham papel fundamental na realização da feira, buscando atende da melhor forma possível os visitantes que passeiam pelos corredores da Av. Eduardo Ribeiro, formados em função do layout das barracas coloridas presentes no local.


Ao visitante turista, dificilmente deixará o local sem levar consigo uma lembrança local, feito cuidadosamente pelos artesões. Os artistas de rua (estátuas vivas) são atrações a parte que, a cada contribuição, se movimentam de forma graciosa em agradecimento.


Mas, como tenho sempre um olhar crítico voltado para contribuição de melhorias, sentir muita falta de lixeiras espalhadas por todo o espaço, uma vez que certamente uma garrafa de água, um papel de bala, um palito de picolé ou uma lata de refrigerante sempre haverá para jogar. Da mesma forma falta uma identidade visual, que crie um padrão de cores das barracas, como também um trabalho de sinalização visual, permitindo uma melhor leitura do visitante dos espaços existentes da feira.


No mais, é uma boa opção para passeio numa manhã de domingo.


FOTO: INTERNET



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

2º Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para Arquitetura e Engenharia Sustentáveis (Citaes)

O Sinaenco/PE está organizando o 2º Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para Arquitetura e Engenharia Sustentáveis (Citaes), evento a ser realizado de 6 a 9 de abril de 2010, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda-PE.


O encontro vai reunir especialistas nas várias áreas do planejamento urbano para desenvolver mesas-redondas, palestras e mini-cursos para aprofundar o tema da gestão pública responsável nas áreas de acessibilidade, segurança pública, educação, saúde, energia e transporte. Além da apresentação das tecnologias “limpas” mais recentes o Citaes debaterá também as políticas de sustentabilidade aplicadas por cidades do Brasil e de outros países.


Informações e inscrições: www.citaes.com.br.


FONTE: SINAENCO.