terça-feira, 7 de julho de 2009

PLANO DIRETOR DE MANAUS

Começa a discussão da revisão do Plano Diretor de Manaus.


Após a criação por parte da Prefeitura da Comissão de Revisão do Plano Diretor Urbano e Ambiental da cidade de Manaus, foram realizadas as primeiras discussões sobre as possíveis mudanças para a lei maior do desenvolvimento municipal. Nos dias 6 e 7 foi realizado no Hotel Da Vinci o encontro entre a comissão e técnicos da administração municipal, no qual levaram as devidas contribuições para serem incluídos no corpo do plano.

Questões como a desburocratização do processo de aprovação e licença de obras, regularização edilícia e fundiária, uso e ocupação do solo, plano de arborização para a cidade, problemas das calçadas e passeios públicos, inclusão digital, mobilidade e modificações da estruturação urbana da cidade foram levantadas e discutidas pelos técnicos.

Pretende-se que até o final de semana o poder público municipal, através do IMPLURB, defina uma proposta da municipalidade, devendo ser discutida posteriormente com toda a população interessada, através de audiências públicas e reuniões setoriais. A intenção é enviar à Câmara Municipal, na primeira quinzena do mês de agosto, a proposta final de revisão, que deverá passar por um período de discussão naquela instituição.

8 comentários:

  1. Claudemir, Esperamos que este momento de revisão do PD de Manaus, possamos não apenas discutirmos as questões de caráter edilício, mas acima de tudo entrarmos corajosamente na discussão do PD de Transporte Urbano, PD Viário, PD de Drenagem Urbana, enfim uma série de questões mais que urgentes que nós urbanistas temos que direcionar para que nossos governantes parem de ser tão criticados, sem, apresentarem direção a esses assuntos.
    Quanto mais ampla esta discussão maior a possibilidade de acerto.
    Questões como Ciclovias, Marginais de Igarapés, Transportes de Massa(Monotrilho, VLT e VLP), momento pré-COPA 2014, é mais que oportuno uma iniciativa nossa, do nosso IAB-Am, para capitanearmos essa rediscussão, auxiliando nossos Políticos e Parlamentares Municipais na tomada de decisão mais correta para uma Manaus mais Humana, menos extressante e mais bonita.
    Miguel Biango - Arquiteto Urbanista.
    biango@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Claudemir, Esperamos que este momento de revisão do PD de Manaus, possamos não apenas discutirmos as questões de caráter edilício, mas acima de tudo entrarmos corajosamente na discussão do PD de Transporte Urbano, PD Viário, PD de Drenagem Urbana, enfim uma série de questões mais que urgentes que nós urbanistas temos que direcionar para que nossos governantes parem de ser tão criticados, sem, apresentarem direção a esses assuntos.
    Quanto mais ampla esta discussão maior a possibilidade de acerto.
    Questões como Ciclovias, Marginais de Igarapés, Transportes de Massa(Monotrilho, VLT e VLP), momento pré-COPA 2014. É mais que oportuno uma iniciativa nossa, do nosso IAB-Am, para capitanearmos essa rediscussão, auxiliando nossos Políticos e Parlamentares Municipais na tomada de decisões mais correta para uma Manaus mais Humana, menos extressante e mais bonita.

    ResponderExcluir
  3. Miguel. Concordo com você. Estamos discutindo pontos fundamentais do plano, no qual deve ter a participação de todos. Pontos como mobilidade urbana, em todos os seus aspectos, deve ser tratado de forma muito especial em função da situação no qual passa a cidade. Da mesma forma o Centro da Cidade, o meio ambiente, o turismo, a infraestrutura de uma forma geral, são assuntos que não podem deixar de ser revistos. A participação e contribuição de todos é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. Claudemir,
    gostaria que vc me explicasse porque algumas obras são aprovadas e outras não, já que vc fez parte do CMDU durante longos anos, pois existe um edificio comercial na rua João valerio do lado do antigo restaurante Turia, que fica bem em frente ao posto de gasolina da BR. Pois este edificio foi aprovado o projeto de reforma e construido um segundo pavimento e não noto estacionamento para o mesmo, sendo que outras obras no entorno pela falta de vagas de estacionamento sequer foram aprovadas por esta comissão.
    Grata
    Eng. Kelly
    kk_amb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Cara Kelly. Durante minha passagem pelo Conselho procurei agir da melhor forma possível, de maneira a não prejudicar a cidade sob vários aspectos. Como o Comselho possui vários membros, nem sempre nosso pensamento prevalece e o nosso desejo é aceito. Há situações que temos que aceitar a decisão, mas é normal em um Conselho que possui grande participação no desenvolvimento da cidade.Não lembro do caso dessa edificação que você comentou, mas possivelmente trata-se de mais uma obra irregular de Manaus. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. O povo manauara nescessita mesmo e de gente competente para trabalhar, pois hoje devido a falta de vontade e de competencia de muitos a SEMEF pede que qualquer tipo de atividade que venha a funcionar em toda a cidade nova tenha a CIT, pois veja se um bazar que queira PAGAR seu ALVARA tem que ter a CIT, mas para isso tem que ir ao CMDU como por exemplo o Manoa, eis a pergunta.
    Como um bazar vai pagar um arquiteto urbanista pra ter a sua CIT ?
    Um abraco

    ResponderExcluir
  7. Em atenção ao que foi postado acima, a CIT - Certidão de Informação Técnica, que é expedida pelo IMPLURB, é o documento emitido pelo órgão de planejamento urbano que informa se a atividade a ser implantada em um local é permitido ou não pelo Plano Diretor de Manaus. A SEMEF só libera o Alvará de Funcionamento após consulta ao IMPLURB através da CIT. Só vai para o CMDU por solicitação do interessado e se a atividade não for permitida para o local. Não há necessidade de se contratar um arquiteto e urbanista para tratar sobre este assunto, que pode ser resolvido pelo próprio interessado.

    ResponderExcluir
  8. A porcaria dessa CIT foi a idéia mais idiota que alguém poderia ter. Imagine ter que esperar aproximadamente 120 dias para sair uma Certidão para poder ema empresa funcionar. Só no Brasil mesmo...

    ResponderExcluir

Registre aqui o seu comentário. Obrigado