“The City of Manáos and the Country of Rubber Tree. Souvenir of the Columbian Exposition Chicago, 1893”.
Catching River Turtles - Purus River.
Pirarucú Fish and River Turtle - Purus River.
“The City of Manáos and the Country of Rubber Tree. Souvenir of the Columbian Exposition Chicago, 1893”.
Foi nessa publicação que as fotos postadas acima entraram para o registro histórico da nossa região. Ela demonstra que desde final do século XIX a tartaruga de água doce e o pirarucu fazem parte do cardápio da população amazônica.
Apesar de ter seu consumo controlado, só sendo possível o seu consumo legal mediante a produção em cativeiro, a tartaruga ainda vem sendo consumida por muitos, principalmente pelos ribeirinhos e moradores de cidades do interior do Amazonas. Atraídas pelo seu sabor, os apreciadores dos “bichos de cascos” chegam a pagar de R$ 100,00 a R$ 250,00 por uma unidade, adquiridas clandestinamente para a realização de grandes eventos familiares, principalmente das famílias tradicionais e com forte influência dos costumes da região.
Considerando que há muito tempo a tartaruga e o pirarucu fazem parte do cardápio do povo da Amazônia, deve-se cada vez mais criar políticas de manutenção e conservação das espécies, promovendo cada vez mais a sua preservação, visando ações e programas que permitam o seu consumo controlado, uma vez que dificilmente teremos uma eliminação deste costume no dia a dia da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui o seu comentário. Obrigado