PROFISSIONALISMO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS É FUNDAMENTAL PARA O MUNICÍPIO.
No mês passado tive a oportunidade de participar de uma oficina denominada “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento Municipal, promovida, organizada e realizada pela Oficina Municipal, em São Paulo. A oficina foi ministrada por Marcelo Estraviz, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
Quem conhece a vida financeira do poder público municipal sabe que os recursos disponíveis para novos investimentos são bastante reduzidos. Do total da receita própria da prefeitura, cerca de metade é destinada à folha de pagamento dos servidores; outra grande parcela vai para as obrigações da saúde e educação; outra para o custeio e; cerca de 3 a 5% para novos investimentos.
É nessa porcentagem destinada aos novos investimentos que estar a verba para a construção de novos equipamentos comunitários e urbanos, tão necessários para suprir as demandas geradas pela população da cidade. Considerando que a prefeitura possui uma demanda bastante alta, onde grande parte da cidade carece de novos empreendimentos públicos, é cada vez maior a necessidade de verbas para a construção, ampliação e reformas, bem como para a implementação de novas ações e programas do município, vinculadas a todos os órgãos da administração direta e indireta.
Então, considerando a escassez de recursos, é fundamental ao gestor público fomentar a busca de recursos em fontes externas, fora da esfera da administração pública, para a realização de projetos na área social, cultural, esportiva etc. Há várias alternativas para captação de recursos federais e internacionais pelos municípios, devendo a gestão pública preparar o seu servidor para adquirir perfil para desenvolver esse trabalho.
O certo é que existem novas formas de obtenção de recursos mais além dos tradicionais repasses e cobrança de impostos. Algumas cidades brasileiras estão buscando alternativas para realizar ações de desenvolvimento, fugindo das limitações de receita própria, capacitando equipes de captadores de recursos e usando o profissionalismo para vencer esse obstáculo de falta de recursos, que é a preocupação de vários gestores públicos.
Prezado Claudemir,
ResponderExcluirParabenizo-o pelas postagens e pelo interesse num tema de grande importância para o processo de sustentabilidade de projetos.
Fraternalmente,
Rogério Magno.
Rogério. Captar recursos é fundamental para o sucesso de muitos projetos da municipalidade. Sem eles, é grande a possibilidade dos projetos de não sair do papel. Forte Abraço.
ResponderExcluir