sexta-feira, 27 de abril de 2012

MANAUS OBSERVADA POR OUTRO ÂNGULO

 
O início de tudo, como a bicicleta voltou a ser assunto em minha vida, através da experiência do Pedala Manaus(*). Por Cristiane Sotto Mayor.

Fui uma criança agitada, danada mesmo, daquele tipo que alguém tem sempre que estar de olho. Entretanto, com o passar dos anos e a definição de novas prioridades, algumas coisas, inclusive a atividade física, ficaram de lado. Mas, aos 38 anos redescobri a bicicleta.

É, aquela companheira de infância que nos dava uma sensação de liberdade e um tantinho de emoção. Foi através de um amigo, que eu observava através das redes sociais com uma inveja boa de quem adoraria estar naquelas paisagens belíssimas. Daí veio a oportunidade, criei coragem e simplesmente fui, com a família toda, de início meio envergonhada mas fui e me apaixonei novamente por ela. Naqueles dias não passávamos de quinze pessoas reunidas para circular pela cidade, era o Pedala Manaus. Os passeios, sempre noturnos, me mostravam uma Manaus que eu não conhecia. Seus lugares, ruas, calçadas. Uma cidade mais clara, dinâmica, com cheiro, com pessoas, uma Manaus mais viva. Certamente, vieram também os aspectos complexos, subidas e descidas, a falta de preparo físico, a disputa quase que homérica com os carros, a falta de respeito. Mas os aspectos positivos, ah... esses me fizeram superar os obstáculos e insistir.

Hoje passado pouco mais de um ano, continuo conhecendo Manaus, mas acompanhada de 200, 220, 250 pessoas. O Movimento Pedala Manaus conquistou centenas de apaixonados por bike e as ruas de Manaus. Conquistamos respeito, defendemos a bicicleta como lazer, saúde e como meio de transporte.

E quero, através deste espaço, poder contar um pouco sobre minhas experiências sobre duas rodas, difundir o uso da bike, eventos, encontros e dificuldades. Urbanista por profissão tento contribuir com a minha cidade, observando e estudando os espaços na busca da construção de uma nova Manaus, mais humana, mais cidadã, mais ciclável.

Domingo último, realizamos nosso sonho, pedalamos de Manaus a Iranduba sobre a Ponte Rio Negro, tudo devidamente autorizado e monitorado pelo DETRAN-AM. E foi simplesmente M A R A V I L H O S O !



E é assim amigos através dessas imagens e com o rosto coberto de satisfação e a alegria que fazemos esses encontros serem tão especiais, ainda há muito para mostrar, comentar e divulgar, estou ansiosa em compartilhar todas essas emoções com vocês e também a convidá-los para pedalarmos juntos, se você é iniciante escolha a quinta alternativa, a partir das 20hs no Parque dos Bilhares, se você já sabe alguma coisa de bike vá terça-feira no mesmo local e horário que estaremos todos nós do Pedala Manaus aguardando por você. Não esqueça: luz branca na frente, luz vermelha atrás, capacete, luvas e óculos com lente transparente.

Bom gente tô indo porque hoje é dia de pedalar, até a próxima!!


 (*) Publicado no Portal acritica.com.br



CARTA DO 1° FÓRUM DE BICICLETAS MANAUS




Carta do 1° Fórum de Bicicletas Manaus revela compromissos que incentivam o uso da bicicleta.

Cada vez mais a bicicleta é encarada como parte da solução para problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos, aliando preceitos da sustentabilidade, como saúde, inclusão social e economia. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012), em vigor desde 13 de abril de 2012, fortalece o poder público municipal para priorizar modos não motorizados e coletivos de transporte. A bicicleta se destaca, pois ocupa pouco espaço, não polui, é econômica e um dos modais mais eficientes em distâncias de até 15 km, podendo ser facilmente integrada ao sistema de transporte coletivo. Contudo, hoje apenas 1% da população de Manaus usa a bicicleta como meio de transporte.

A história de cidades ao redor do mundo que hoje possuem infraestrutura cicloviária abrangente e funcional revela que o número de deslocamentos de bicicleta aumentará rapidamente caso haja investimentos em infraestrutura e educação de ciclistas e motoristas.

O 1º Fórum de Bicicletas Manaus promoveu um debate público que gerou compromissos e encaminhamentos de ações que visam promover o uso da bicicleta como meio de transporte, dos quais destacamos alguns que merecem especial atenção da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada. São eles:

Comprometimento dos órgãos públicos - Maior comprometimento dos órgãos de trânsito municipal (Manaustrans) e estadual (Detran/AM) em incentivar o uso da bicicleta como uma alternativa de transporte em Manaus.

Walter Cruz e Alcy Silva (Manaustrans) indicaram a necessidade de elaborar um estudo de viabilidade para implementar ciclorotas em vias seguras para a circulação de ciclistas, incluindo a sinalização para reforçar o compartilhamento das vias.

Monica Melo (Detran/AM) indicou que ciclofaixas poderão ser implantadas em Manaus nas vias de circunscrição do Estado do Amazonas.

Investimentos em educação – Necessidade de haver investimentos em educação de motoristas e ciclistas.

O Pedala Manaus e a Prefeitura de Manaus lançaram a Campanha “Respeito ao Ciclista” que deve promover a conscientização da sociedade sobre os direitos e deveres estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Nº 9.503/1997) dos usuários de bicicleta como meio de transporte. A campanha acontecerá no período de junho a novembro de 2012.

Implantação de infraestrutura cicloviária – Necessidade de haver investimentos em infraestrutura urbana para promover segurança e aumento dos usuários de bicicleta.

Necessidade de produzir um Plano Cicloviário para ser incorporado ao Plano de Mobilidade Urbana de Manaus que, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, deverá ser elaborado e praticado pelos municípios com mais de 20 mil habitantes dentro do prazo de três anos.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) indicou a construção de um trecho de 4,3 km de ciclovia na Av. Grande Circular ligando o T4 ao T5 ao longo de um segmento paralelo ao BRT, além da instalação de bicicletários.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) indicou a instalação de bicicletários nas estações do Monotrilho e levantou a possibilidade de construir uma ciclovia ao longo de toda extensão. Faltam recursos, mas há predisposição em incorporar a ciclovia ao projeto executivo.

Miguel Capobiango (UGP-Copa) apresentou ainda a intenção em construir uma ciclovia no canteiro central da Avenida das Torres (trecho 1), ligando o Parque Estadual Sumaúma ao Corredor Ecológico do Mindu.

Alessandra Campêlo, Secretária Estadual de Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), estabeleceu um diálogo com Waldívia Alencar, Secretária Estadual de Infraestrutura (SEINF), para planejar a construção de uma ciclovia ligando o final da Ponte Rio Negro em Cacau Pirêra a Manacapuru (AM-070).

Implantação de infraestrutura de estacionamento – Necessidade de haver investimento público e privado em bicicletários e paraciclos.

Favorecer a integração entre o transporte coletivo e o individual não motorizado (incentivo ao uso da bicicleta), incluindo a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus.

O Pedala Manaus vai fomentar a instalação de paraciclos em locais públicos, órgãos públicos, instituições de ensino, centros comerciais e parques urbanos. A arquiteta e urbanista Cristiane Sotto Mayor projetou um paraciclo modular que oferece espaço para publicidade para atrair investimentos privados e reduzir gastos públicos.

Potencial turístico – Manaus possui um potencial bastante interessante quanto ao turismo relacionado à bicicleta.

Turismo urbano. Gustavo Carvalho, da empresa Kuritbike, demonstrou diferentes formas de interagir com os interessados, oferecendo passeios direcionados, aluguel de bicicletas e outros serviços.

Potencial ecoturístico. O Estado do Amazonas tem um imenso potencial para conciliar turismo de base comunitária com esportes de aventura, trazendo inovação e geração de renda para as comunidades.

Kamila Amaral, Secretária Executiva de Gestão da SDS-AM, instituiu um grupo de trabalho para analisar o potencial da prática do ciclismo em Unidades de Conservação Estaduais.

Virgílio Viana (FAS) demonstrou interesse na elaboração de uma ciclovia rural interligando comunidades ribeirinhas ao longo da margem do Rio Madeira, onde a bicicleta já é utilizada como alternativa de transporte.

Mapeamento de rotas cicláveis em Manaus.

O Pedala Manaus irá coordenar um grupo de trabalho para mapear as melhores rotas de bicicleta em Manaus que deverão servir de base para a publicação de um mapa online.
Espera-se, enfim, que o 1o Fórum de Bicicletas Manaus, oportunidade em que representantes do poder público e da sociedade civil organizada puderam dialogar e discutir sobre a temática, fomente ideias e ações que viabilizem uma melhor infraestrutura para o ciclista urbano, contribuindo assim, para a humanização e melhoria da qualidade de vida na cidade de Manaus.


Manaus, 26 de Abril de 2012.

terça-feira, 3 de abril de 2012

NOVO ATERRO SANITÁRIO EM MANAUS


Publicado no Portal da Prefeitura de Manaus.

Dentro de dez dias, todos os setores interessados em participar do processo de licitação para abertura de um novo aterro sanitário em Manaus, no regime de Parceria Público-Privada (PPP), poderão conhecer o projeto que está sendo elaborado pela assessoria técnica da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Esse projeto será apresentado em audiência pública – convocada por Edital na semana passada – programada para acontecer no próximo dia 12, às 15h30, no Auditório João de Mendonça Furtado, na sede da PMM. O projeto é o roteiro de toda a licitação e aponta as exigências que a Prefeitura de Manaus vai fazer para que uma empresa seja vencedora: como deve ser feita a coleta, a disposição final, a proteção ambiental, etc.

A empresa vencedora da licitação não só deverá administrar o aterro sanitário, mas também executar a coleta domiciliar. A empresa fará os investimentos necessários, assim como o Poder Executivo dará sua contrapartida e fiscalizará a qualidade do serviço oferecido à população.

Diferença entre aterro controlado de aterro sanitário.

O Aterro de Resíduos Sólidos Público de Manaus, chamado de Aterro Controlado de Manaus (ACM) está localizado no km 19 da rodovia AM-010. Ele não é um aterro sanitário, porque esta definição só se aplica àqueles aterros que já nasceram com esse objetivo, ou seja, foram construídos com valas forradas de mantas, sistema de drenagem de chorume, captação de gases, etc.

O aterro controlado de Manaus nasceu há mais de 20 anos, como um grande lixão a céu aberto. E somente de dez anos para cá é que foi sendo modificado para controlar a emissão de poluentes. Hoje, ele funciona com Licença Municipal de Operação (LMO) concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ou seja, tem licença ambiental para funcionar porque cumpriu uma série de exigências tanto do Ministério Público como da Semmas, para evitar poluição no seu entorno. A qualidade da água dos recursos hídricos do ACM é monitorada pela CPRM.


FONTE: POTAL DA PREFEITURA DE MANAUS.


MESTRADO EM MOBILIDADE URBANA. INSCRIÇÕES PRORROGADAS.


Do Portal da Prefeitura de Manaus.
 
Foi prorrogado até 13 de abril o período de inscrição no processo seletivo do Curso de Mestrado em Mobilidade Urbana e Governança, destinado aos servidores da Prefeitura de Manaus. Este é 1º curso de pós-graduação em nível de Mestrado, oferecido pela Universidade Corporativa Municipal (UCM), lançada pelo prefeito Amazonino Mendes, no ano passado. Coordenado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) e ministrado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o curso oferece 100 vagas e terá duração de dois anos. As inscrições podem ser realizadas no horário das 14h às 20h.

A diretora presidente da FESPM, Angela Bulbol de Lima, destaca que, em virtude da prorrogação, fica facultado aos candidatos já inscritos que desejarem complementar seu Projeto de Pesquisa, solicitar à secretaria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Engenharia da Produção (NUPEP), da Ufam, a retirada do mesmo, reapresentando-o até a nova data limite de inscrição, sem a necessidade de fornecer novamente os demais documentos de inscrição.

Angela salienta que o objetivo do curso de mestrado é contribuir para a formação de gestores, a fim de que possam conduzir com excelência os programas e projetos que desafiam a gestão municipal nas áreas de mobilidade urbana e governança. “Nossa proposta é criar quadros efetivos capazes de coordenar os projetos da Prefeitura, garantindo resultados e a efetividade da ação na administração municipal, com base em conhecimentos técnicos mais aprofundados”, ressaltou. Por este motivo, diz ela, 90% das vagas serão destinadas a servidores municipais estatutários.

O edital nº 002/2012, que trata da seleção dos alunos do Mestrado (pesquisadores), foi publicado no Diário Oficial do Município, no dia 1º de março. Conforme consta no edital, o processo seletivo será realizado em duas etapas – análise documental e avaliação escrita.

Angela Bulbol ressalta que o Mestrado oferece cinco linhas de atuação – Estratégia e Organizações; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão de Operações e Serviços; Gerência da Produção; e Gestão Econômica. Na área de Mobilidade Urbana, as pesquisas devem abordar temas relacionados a trânsito, transporte urbano, meio ambiente, entre outros.

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas na secretaria do NUPEP da UFAM, localizada na avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, nº 3000, Campus Universitário, Setor Norte, Coroado I; pelos telefones (92) 3305-2825 e 9128-9384, com a secretária: Vera Campos; ou, ainda, por e-mail: veracampos@ufam.edu.br. Os interessados podem também entrar em contato com a FESPM nos telefones: (92) 3215-4665/6011.

UCM – A Universidade Corporativa foi lançada no dia 06 de abril pelo prefeito Amazonino Mendes, idealizador da instituição. A UCM oferece, atualmente, os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública Municipal. Os cursos são ministrados em parceria com a UFAM. O funcionamento da UCM, na avaliação de Angela Bulbol, é um importante componente do arco de possibilidades de capacitação e de crescimento profissional, que estão sendo oferecidas pela primeira vez ao servidor municipal.


 FONTE: Portal Prefeitura de Manaus.