sábado, 23 de junho de 2012

TRANSPORTE PÚBLICO E SUSTENTÁVEL


TRANSPORTE PÚBLICO E SUSTENTÁVEL
Por Marcus Quintella.

Neste post, reproduzo informações divulgadas pela Union Internationale des Transports Publics (UITP), que defende o papel fundamental do transporte para o desenvolvimento das políticas sustentáveis nas cidades e detecta que o setor de transporte público, na América Latina, vem fazendo a sua parte, especialmente no Brasil.

A UITP estima que, nos últimos anos, as principais cidades da América Latina estão reduzindo drasticamente a emissão dos gases de efeito estufa, a partir dos significativos investimentos nos sistemas de transporte, em especial nos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit )e a nas extensões das linhas de Metrô. Somente no Rio de Janeiro, houve a redução de 900 mil ton de CO2/ano, em decorrência dos investimentos em transporte público, nos últimos 5 anos. Em Santiago e Cidade do México, a redução atingiu 400 mil e 200 mil ton de CO2/ano, respectivamente.

Em 2050, o planeta contará com mais de 9 bilhões de habitantes, contra os 7 bilhões de hoje, e a mancha urbana ocupará cerca de 1,5 milhão de km2, por volta de 2030, que corresponde à área de França, Alemanha e Espanha, juntas. Em média, isso significa um milhão de novos habitantes por semana, durante os próximos 38 anos, que corresponde a mais 500 mil passageiros por semana nos sistemas de transporte. Esses números impressionantes levaram a UITP às seguintes perguntas: como preparar as cidades para está realidade? Como apoiar o setor de transporte para enfrentar essa dinâmica e executar a estratégia de dobrar o transporte público, até 2025?

Para tentar responder essas respostas, a UITP estará presente na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho. Cabe lembrar o leitor que a Rio+20 acontece exatamente 20 anos após a Eco92, reunião mundial realizada no Brasil com diretrizes semelhantes, cujo objetivo de agora é avaliar o que foi feito e como continuar com as ações para o desenvolvimento sustentável. O encontro é um dos mais relevantes no cenário global, e reunirá líderes de mais de 150 países membros da ONU, além de especialistas, pesquisadores e grupos da sociedade civil que trabalham para desenvolver formas de progresso ambientalmente conscientes.

A UITP preconiza o maior reconhecimento da contribuição sócio-econômica e ambiental proporcionada pelo transporte público para a qualidade de vida das cidades e também pede mais recursos financeiros destinados ao transporte público, para que este siga desempenhando seu papel vital para as populações urbanas.

Um transporte público de qualidade contribui com a prosperidade e bem-estar social das cidades, permitindo o acesso das pessoas aos locais de trabalho e lazer, e com o desenvolvimento econômico, a partir da estruturação e valorização imobiliária, criação de novos negócios e geração de empregos, entre outros benefícios. Um transporte público para ser considerado bom deve ser limpo, ou seja, eficiente em termos de consumo energético e emissões de carbono, de forma a favorecer a saúde dos cidadãos. Esse transporte deve oferecer excelente mobilidade urbana e acesso permanente às oportunidades existentes nas cidades, de forma segura, rápida, econômica e confortável, criando, assim, uma sociedade mais integrada e produtiva.

Para que o leitor entenda melhor a importância e os benefícios dos investimentos públicos em transporte de massa nas cidades, recomendo uma visita ao site da UITP (www.uitp.org) e uma ativa participação na Rio+20, para que, cada vez mais, haja investimentos em transporte público em nosso país e nossa população urbana possa usufruir permanentemente de seus imensuráveis benefícios sociais, econômicos e ambientais.


Fonte: JBonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui o seu comentário. Obrigado