segunda-feira, 30 de maio de 2011

TEMPO DE VIDA ÚTIL DO ATERRO DE MANAUS É DE 11 ANOS


Do portal acrírica.com:

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) registrou um aumento superior a 38% na produção de lixo da capital nos últimos seis anos. Entre 2005 e 2010, o lixo recolhido anualmente em Manaus passou de 972 mil toneladas para 1,98 milhão.

A assessoria do órgão informou que, hoje, são produzidas diariamente em Manaus três mil toneladas. Até o final de 2011, a secretaria deve contabilizar 1,95 milhão de toneladas recolhidas em Manaus, se considerados todos os dias do ano.

Além do crescimento populacional, o aumento é atribuído à expansão da coleta domiciliar e seletiva. Enquanto houve redução nos focos de lixo em terrenos baldios da cidade, a coleta a coleta seletiva foi expandida, e hoje chega a 11 bairros da cidade (70 conjuntos). Para este ano, a previsão é que o aumento seja de 6% na coleta de resíduos domésticos e de 12% na seletiva.

A Semulps está selecionando terrenos em diferentes zonas da cidade para ceder às cooperativas, possibilitando que elas financiem a compra de equipamentos e a construção de galpões onde possam ser beneficiados os itens coletados, agregando valor a eles e gerando emprego e renda. A medida obedece a Lei Federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Hoje, o município trabalha em conjunto com doze núcleos, cooperativas e associações de catadores de lixo.

Tempo de vida útil do aterro é de 11 anos

Um projeto feito pela Semulsp para ser entregue à Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) prevê um tempo de vida útil para o aterro de Manaus de 11 anos. O cálculo foi elaborado considerando as condições topográficas do aterro, crescimento da população e tendo como data base janeiro de 2011. As variáveis naturais e exigências do Ministério Público Estadual a partir de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2006 entre o órgão e o município.

O TAC foi assinado após a Vemaqa ter suspendido a licença ambiental do aterro, controlado pela Prefeitura, solicitando mudanças na estrutura. A assessoria da Semulsp não soube informar quando o relatório será entregue ao Juiz Adalberto Carim. Outros órgãos ambientais também foram acionados para realizar estudos. Entre eles, Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (Ipaam), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

No caso da Semulsp, o projeto propõe a abertura de quatro áreas adjacentes ao maciço já existente e manejo correto da emissão de líquidos percolados torna mais eficiente o processo. O mesmo serve para o gás metano, que no momento é queimado, mas no novo projeto deverá gerar energia elétrica movimentando geradores e manejo criterioso do resíduo hospitalar em vala séptica exclusiva para esse fim, impermeabilizada por manta polietileno de alta densidade (PEAD) 1,5mm. Hoje, o lixo hospitalar é depositado em uma célula independente, não tendo contato com os demais resíduos.

Em média, são produzidas três mil toneladas de lixo por dia em Manaus, sendo mil toneladas de lixo industrial, 1,6 mil toneladas de lixo doméstico e 400 toneladas de lixo urbano. Menos de 2% do total coletado é reciclado. Segundo dados da Semulsp, em geral a separação acontece na origem e depois de recolhidos, os resíduos recicláveis são encaminhados a associações de catadores cadastrados na pasta.

Desde 1986 o local de destinação final dos resíduos sólidos urbanos de Manaus está situado no quilômetro 19 da rodovia AM-010 que liga Manaus a Itacoatiara. A área pertence à Prefeitura de Manaus, conforme Decreto Municipal nº 2.694, de 08 de março de 1995 e está inserida na Bacia do Igarapé Matrinxã, afluente do Igarapé Acará.

Em 1990, o Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE) determinou, por meio de um TAC, a recuperação da área e monitoramento e em julho de 2006 foram concluídos os termos do acordo. Hoje, todo o funcionamento do aterro é controlado mensalmente por vários órgãos.


FONTE E FOTO: ACRÍTICA.COM



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

domingo, 29 de maio de 2011

ABRACE A VIDA - USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA

Quando palavras não são capazes de tocar as pessoas...talvez, a emoção sirva para isto.

Veja um dos mais belos VÍDEOS sobre o uso do cinto de segurança.

 





Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

sábado, 28 de maio de 2011

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - XVI COBREAP / MANAUS



De 24 a 28 de outubro de 2011, no Manaus Plaza Centro de Convenções, em Manaus-AM, acontece o XVI COBREAP – Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias

Em sua 16ª edição, o Congresso - que conta também com a participação e colaboração de profissionais de áreas correlatas, tais como Advogados, Representantes dos Poderes Públicos, Agentes de Crédito Imobiliário, Construtores, Profissionais de Manutenção Predial, Ambientalistas, Administradores e Gestores Imobiliários - tem por tema o "MEIO AMBIENTE – O FUTURO ESTÁ AQUI".

O evento será uma reflexão sobre a transformação da Engenharia Nacional nos últimos anos e como os avanços tecnológicos, as mudanças sociais, ambientais e econômicas influenciam as áreas de Avaliações, Inspeções Prediais, Perícias Ambientais e Perícias de Engenharia. Através de uma análise crítica desse constante processo de transformação, Renomados profissionais apresentarão o panorama atual destas atividades e o atual estado da arte através de Palestras, Apresentação de Trabalhos, Mesas Redondas e Cursos.

O Congresso é promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia - IBAPE NACIONAL e realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia - Seção do Amazonas - IBAPE/AM.

Inscrições e maiores informações podem ser obtidas no link: http://xvicobreap.ewsite.net/src/pagina_com_submenu.php?pag=evento_cobreap


FONTE: IBAPE NACIONAL

 

Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"DÊ PREFERÊNCIA À VIDA. RESPEITE O PEDESTRE"

 
Nesta semana a Prefeitura de Manaus está realizando uma Campanha Educativa de Trânsito na zona Leste da cidade, concentrada na Avenida Autaz Mirim, com o objetivo de tentar mudar a realidade constatada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito - Manaustrans, no que diz respeito às estatísticas de vítimas de acidentes de trânsito com envolvimento em atropelamentos. Trata-se da Campanha “USE A PASSARELA”.

Conforme a Manaustrans, um dos fatores que mais contribuem para esta situação é a resistência das pessoas em usar as faixas de pedestres e passarelas, concorrendo com o desrespeito dos motoristas a elas, e um dos objetivos da campanha lançada pela Prefeitura é conscientizar a população sobre a importância do uso da passarela e faixa de pedestre.

Mas este não é um problema exclusivo da Cidade de Manaus. Em muitas cidades brasileiras o problema está presente nas principais vias de circulação de veículos e pedestres. E vem sendo um desafio que poucas cidades conseguiram significativo avanço e sucesso, como por exemplo, a cidade de Brasília, onde já se percebe certo respeito mútuo entre motoristas e pedestres. Mas tudo depende de uma boa campanha educativa de trânsito.

Estou na cidade de São Paulo e já pela manhã, vejo que mais uma cidade estar nesta caminhada para buscar a melhoria tão desejada no trânsito, no que diz respeito à segurança dos pedestres. A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo está nas ruas com a campanha “DÊ PREFERÊNCIA À VIDA. RESPEITE O PEDESTRE”. Trata-se de uma campanha que está inserida no Programa de Proteção ao Pedestre, da Secretaria Municipal de Transportes – SMT, que tem como objetivo criar a cultura de respeito ao pedestre, resgatando os valores de proteção ao pedestre, de maneira a ampliar a segurança destes e reduzir os índices de acidentalidade por atropelamentos.

 Campanha Educativa na Cidade de São Paulo.

Segundo a CET, o pedestre é o personagem mais frágil no trânsito e consequentemente sua maior vítima. Aproximadamente 50% das vítimas fatais em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo são pedestres. Em 2010 foram registrados 7.007 atropelamentos e 630 pessoas mortas. Estes dados evidenciem a necessidade de reformular o tratamento que é dado ao pedestre no trânsito. Por este motivo, cabe ao Poder Público provocar uma nova circunstância que possibilite à população reconhecer que existem outras formas de conduta com melhores resultados do que aquelas que estão sendo praticadas no cotidiano das cidades.

O que pude verificar nesta experiência de São Paulo é que muitos motoristas já estão respeitando o trabalho desenvolvido pelos agentes comunicadores, mas por incrível que pareça, vejo que muitos pedestres ainda desrespeitam a orientação dada, atravessando mesmo com sinal vermelho para pedestres. É a famosa pressa de se chegar ao destino, mesmo que para isso se coloque em risco a sua própria vida.

Mas tudo depende de um começo. Parabéns a Prefeitura de São Paulo, parabéns a Prefeitura de Manaus e a todas as iniciativas que tenham por objetivo a melhoria no trânsito e a segurança da população. Precisamos cada vez mais de ações como estas, que não sejam ações isoladas, mas que estejam constantemente no nosso dia-a-dia.

 Campanha Educativa na Cidade de Manaus.



Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"USE A PASSARELA"



Do Portal da Prefeitura de Manaus.
 
A estimativa do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) é de que 60% das vítimas de acidentes de trânsito envolvem atropelamento. Um dos fatores que mais contribuem para esta situação é a resistência das pessoas em usar as faixas de pedestres e passarelas, concorrendo com o desrespeito dos motoristas a elas.

Para tentar mudar esta realidade a Prefeitura de Manaus está promovendo até o final desta semana uma campanha educativa na Avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do uso destes espaços destinados à ordenação urbana.

Nesta terça-feira (24) cerca de dez agentes do Manaustrans abordaram a população e associaram a utilização da passarela com a preservação de vidas. A ação faz parte do Choque de Ordem da Prefeitura no trânsito, esforço de preparação para a Copa 2014.

Segundo Raimundo Nogueira, coordenador da campanha, paralelo à ação educativa o Manaustrans também está realizando uma pesquisa para verificar se a preferência da população recai sobre as faixas de pedestre ou sobre as passarelas. “A Prefeitura está estudando a forma mais efetiva de garantir a travessia segura nas vias públicas. Para isso é melhor que os próprios usuários nos digam a melhor forma de atendê-los. É melhor uma faixa que funcione do que uma passarela inutilizada”, explica Nogueira.

O aposentado Roberto Valicute, 78, diz preferir atravessar a rua na faixa. “Para a terceira idade é mais complicado subir e descer as escadas. Por isso é importante a valorização do pedestre por meio das faixas”, afirma o aposentado.

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, a Prefeitura desenvolve também outras campanhas educativas, envolvendo temas como a não utilização de celular pelo condutor do veículo e a importância do uso de itens como cinto de segurança e a cadeirinha. “Promover um trânsito mais humano e organizado é uma determinação do prefeito Amazonino Mendes. E para isso não basta fiscalizar, precisamos também educar”, conclui.


Fonte: Portal Prefeitura/Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom




Acompanhe o Blog pelo Twitter e Facebook