sábado, 31 de julho de 2010

EDUCAÇÃO E CIVILIDADE É FUNDAMENTAL PARA O TRÂNSITO

Um artigo publicado no jornal acrítica, edição de hoje 31/07, Lupercino Nogueira, magistrado e professor, expõe de forma clara e objetiva a situação em que se encontra o trânsito nas cidades brasileiras. E aponta a Educação e a Civilidade como umas das soluções para os problemas atuais.


Trânsito e Congestionamentos (Lupercino Nogueira)


Enquanto não se resolver o relevante problema do transporte público nas cidades, que precisa de investimentos inadiáveis, o trânsito continuará estressante com engarrafamentos e mortes, principalmente de motociclistas.

Estudos da ONU apontam que a principal causa de mortes no mundo ocorre no trânsito. As cidades não se prepararam, inclusive Manaus, para esta nova realidade com números exagerados de carros e motos. Em Boa Vista e Rio Branco há mais motos que automóveis. A adoção de motos serviu de fuga ao congestionamento nas cidades pequenas.


Para complicar, carros velhos e em precárias condições circulam livremente por faltar regulamentação de inspeção veicular, prevista no CTB, a fim de que sejam criados programas de renovação de frota e de reciclagem da sucata. É certo que, com frota renovada, gastar-se-ia bem menos com acidentados. Parece, todavia, que o mais importante é arrecadar com o licenciamento, mesmo com carros sem freios ou pneus bons.


As motos foram estimuladas pelo baixo custo, financiamento facilitado, regulamentação eleitoreira do mototáxi e, sobretudo a precariedade do transporte público, em que muitos optaram pelo transporte individual, com permissão para circular entre as faixas de veículos, engarrafando as cidades. Daí a conseqüência de serem mortas diariamente no país 22 pessoas em acidentes com motos. Um dado preocupante é que um terço desses veículos apreendidos pela polícia carioca em 2008 foram usados em crimes: assaltos, roubos de carros, homícios e latrocínios, a tal ponto que chegou-se a querer proibir o transporte de caronas nas garupas de motocicletas.


No Brasil, são 35 mil mortos por ano nas estradas e cidades, excluindo-se o grande número de feridos e mutilados. As causas são facilmente detectadas: bebidas e drogas, imprudência e excesso de velocidade.

Fiscalização e punição podem ajudar a conter o morticínio, mas educação e civilidade de quem dirige e do pedestre serão bem mais eficientes para um problema que virou questão de saúde pública, pelas mortes, mutilações, gastos com hospitais e aposentadorias por invalidez.


As cidades precisam de bom sistema de transporte público e a partir daí seja a população estimulada a usar transporte coletivo e, de forma racional, outros veículos.


FONTE: JORNAL A CRÍTICA


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sexta-feira, 30 de julho de 2010

BRAZIL WORLD CUP TRANSPORTATION CONGRESS

No período de 25 a 27 de agosto deste ano, na cidade de São Paulo, será realizado o BRAZIL WORLD CUP TRANSPORTATION CONGRESS: Aeroportos, Rodovias e Portos – Melhorias nos Transportes das Cidades-Sede da Copa do Mundo Brasil 2014. O evento contará com a participação de várias Prefeituras Municipais, Governos Estaduais, Agências Nacionais, Bancos e empresas relacionadas a transporte.


Temas como “Investimentos Previstos nas Cidades-Sede para a Copa do Mundo 2014”, “O Importante Papel da Integração Modal: a Necessidade da Perfeita Integração de Todos os Meios de Transporte”, “Expansão e Adaptações nos Aeroportos Brasileiros para Atender a Demanda até a Copa 2014”, “A Modernização de Portos Brasileiros para a Copa do Mundo de 2014”, “Planejamento para a Pavimentação de Rodovias e Estradas e a Ampliação da Malha Viária no Brasil” e “Planejamento, Estratégias, Investimentos e Prazos para a Conclusão das Obras nos Aeroportos, Rodovias e Portos das Cidades que Sediarão a Copa 2014”, serão desenvolvidos por meio de palestras e painéis durante a realização do encontro.


A Prefeitura de Manaus deverá participar do evento, palestrando no dia 26/08 sobre o projeto que vem sendo desenvolvido para o transporte público da cidade de Manaus, adotando o Sistema BRT.


O evento será realizado no Hotel Meliá Jardim Europa, localizado na Rua João Cachoeira, 107, em Itaim, São Paulo. Maiores informações podem ser obtidas junto ao Group Latin America por meio do telefone (11) 3017-6820.

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quinta-feira, 29 de julho de 2010

ENERGIA MAIS LIMPA PARA MANAUS

Começa a funcionar hoje, 29/07, a primeira geradora de energia movida a gás natural, em substituição ao óleo diesel atualmente utilizado. A usina de energia localizada no bairro de Aparecida, zona Sul de Manaus, começa a operar com o funcionamento de uma turbina, após dez dias de testes realizados.


Considerado um combustível mais limpo, com grande ganho ambiental, o gás natural chega a Manaus após anos de implantação, envolvendo um planejamento amplo e trabalho abrangente, tendo como meta o mês de novembro de 2010 para que todas as usinas geradoras de energia de Manaus passem a operar com gás natural.


A utilização do gás natural deve ser estendida para outros serviços, devendo chegar aos postos de abastecimento, onde a frota de táxi será a primeira a utilizar, comércio, indústrias do Pólo Industrial de Manaus e, finalmente, aos condomínios residenciais.


Tem-se como certo que a geração de energia por meio do gás natural trará ganhos significativos para o meio ambiente, mas em relação à redução de custos e o barateamento das contas de energia da população, é algo que ainda não se pode afirmar, mas há possibilidades de ocorrer.


Manaus finalmente começa a gerar energia mais limpa por meio do gás natural, e a população, em um futuro próximo, poderá desfrutar de seus benefícios. Pelo menos é o que se espera. E aguardar para ver.

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quarta-feira, 28 de julho de 2010

LINHA DE TRANSMISSÃO TUCURUÍ-MACAPÁ-MANAUS

Após quase um ano de atraso, a linha de transmissão de energia elétrica que ligará Manaus ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a Tucuruí-Macapá-Manaus, deve conseguir, em futuro próximo, as licenças ambientais necessárias para sua construção. Alguns trechos já tiveram as obras iniciadas, mas há locais em que os agentes ambientais pediram mais estudos para a liberação.


De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) as licenças devem sair "proximamente". A linha, que já foi licitada, tem capacidade de transmissão de 2,5 mil megawatts, em seus 1,6 mil quilômetros de extensão. Diversos grupos empresariais participam da construção da linha. A dificuldade ambiental está sendo encontrada em áreas consideradas "mais sensíveis".


E enquanto a linha de transmissão não entrar em funcionamento, será preciso gerar mais energia térmica.


FONTE: o globo

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